A noite de 17 de novembro foi marcante para a direção da Cooperativa Auriverde, seus cooperados e colaboradores, pois aconteceu mais um evento que evidencia a importância da formação e desenvolvimento de pessoas para a cooperativa. Já para 27 jovens e 39 mulheres, em especial, foi um evento que significa uma nova fase em suas vidas, uma conclusão de uma etapa e o início de um novo ciclo. Trata-se da formatura dos jovens e mulheres que concluíram os programas de formação, Liderança Juvenil Catarinense – JCC e Programa Mulheres Cooperativistas, respectivamente. O evento foi realizado na SER Auriverde, Cunha Porã e os participantes são dos municípios da região de abrangência da Auriverde no oeste catarinense.
Os dois importantes programas de formação são desenvolvidos há vários anos pela direção da Cooperativa Auriverde e em torno de 250 jovens e 220 mulheres já foram beneficiados. E apesar de públicos-alvo distinto, os objetivos de ambos são muito semelhantes, nos quais se quer apresentar e difundir a doutrina cooperativista, promover a melhoria da gestão das empresas rurais, tornar a cooperativa mais transparente e principalmente promover o autodesenvolvimento dos participantes para o que são abordados temas como comunicação e oratória, protagonismo feminino e juvenil e técnicas de autoconhecimento e auto valorização. Além disso, ambos os grupos são chamados para fazerem parte de núcleos de trabalho.
A solenidade de formatura foi marcada pela satisfação de uma etapa concluída e pela emoção da conquista e da evolução de cada um. Jovens e mulheres receberam seus certificados e puderam confraternizar com a direção da Auriverde, professores e familiares. O ambiente requintado com decoração magnifica, valorizou ainda mais o evento e as pessoas ali presentes. Belas mensagens dos participantes, música, boa conversa e muitos sorrisos tornaram o ambiente físico numa aura de energia positiva e de paz.
Neste ato de formatura, diferente dos demais, a direção da Auriverde convidou os cooperados Lucas Friedrich e Larissa Ramm Dessoy, ambos egressos dos programas de formação Fojolico, Jovem Coop e Mulheres Cooperativistas, para relatarem suas histórias de vida, suas experiencias profissionais fora da propriedade e a “volta pra casa”. Com certeza, ambos, tiraram proveito das formações que participaram e puderam usar em suas vidas e em suas famílias.
Os dirigentes da Auriverde marcaram presença e nas palavras do presidente Claudio Post, que falou em nome da direção da Auriverde. Para o presidente da Auriverde: “A formação de cooperados e colaboradores é uma questão estratégica e tem prioridade investimentos, na Auriverde. No passado, não tínhamos acesso a tantas alternativas de formação o que tornava mais difícil a formação de lideranças. Atualmente, com o apoio do SESCOOP e com recursos disponibilizados pela Auriverde, temos feito um excelente trabalho e estamos colhendo os resultados, pois na direção da Auriverde vários jovens e mulheres egressos destes programas, fazem parte da liderança, conselho fiscal e conselho de administração. Parabéns às mulheres e jovens formandos dos programas Juventude Cooperativista e Mulheres Cooperativistas”.
Nas mensagens dos representantes das turmas, Pauliny Kobs, Carlos Von Borstel, Rosane Altaus, Carla Hipler e Dirlei Rempel, externaram profundo sentimento de gratidão a Deus; à Auriverde e SESCOOP; aos professores e coordenadores e de forma especial aos colegas e familiares. Tanto jovens quanto mulheres expressaram em suas falas que os aprendizados das formações transformaram, em maior ou menor grau, vida de cada um deles e deixaram claro que cada etapa das formações contribuiu para o crescimento pessoal.
Os Coordenadores de Programas Sociais da Auriverde Amarildo Minela, Greicy Majolo Zart Ritter e Edini Kluge, parabenizam os formandos pelo importante conquista e esperam que cada encontro e cada etapa da formação tenha valido a pena. Desejam que seus propósitos de desenvolvimento pessoal tenham sido alcançados e possam desfrutar dos benefícios de fazer parte da Cooperativa Regional Auriverde.
deixe seu comentário