Home Formada a sexta turma de Protetores Ambientais do Extremo Oeste

Formada a sexta turma de Protetores Ambientais do Extremo Oeste

Última atualização 8 de maio de 2013 - 16:17:04

O salão da comunidade Três Passos de Paraíso foi palco, na noite desta terça-feira, 7, da formatura de 16 crianças no projeto Protetor Ambiental da Polícia Militar Ambiental de São Miguel do Oeste. Autoridades, pais, convidados e comunidade prestigiaram o evento de entrega de diplomas aos alunos, integrantes da sexta turma do Extremo Oeste do Estado.

A solenidade também contou com homenagens aos formandos, pais e entidades e instrutores parceiros que contribuíram para a realização do curso no interior de Paraíso. “O apoio de todos é muito importante. E é gratificante vermos que essa união tem se fortalecido ao longo dos anos”, enaltece o comandante do 2º Pelotão da 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental de São Miguel do Oeste, capitão Sadiomar Dezordi.

A turma foi formada em parceria com o Governo do Estado, por meio do Programa SC Rural, Poder Judiciário e Ministério Público Estadual, além de contar com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste e administração de Paraíso. Para o secretário Regional, Volmir Giumbelli, as crianças encerraram apenas a primeira etapa do projeto. “É agora que vocês começam por em prática todo conhecimento adquirido para transformar o nosso mundo em um lugar melhor para seus filhos e netos viverem”, afirmou.

Protetor Ambiental

A turma de Paraíso iniciou em abril de 2012, totalizando cerca de 120 horas/aulas em mais de um ano de curso. Entre as atividades trabalhadas estão caminhadas, trilhas, blitz ecológicas, acampamentos e viagens de estudo. As crianças estudaram sobre a biodiversidade da flora e fauna, com ênfase nos ecossistemas regionais, além dos sistemas agroflorestais, gestão de recursos hídricos gestão do solo, impactos ambientais, entre outros.

“Todos os saberes adquiridos tem o intuito de fazer com que o ser humano conviva em harmonia com a natureza, buscando sempre a qualidade de vida”, declara o soldado Admir Catto, coordenador da turma. O projeto iniciou no Estado ainda 1999 e foi trazido para a região em 2007. Com essa turma, o 2º Pelotão da 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental totaliza cerca de 140 Protetores Ambientais formados.

deixe seu comentário