GUARUJÁ DO SUL
Após exercer dois mandatos como vereador, o pecuarista e produtor rural José Carlos Foiatto foi eleito prefeito pelo PSDB em Guarujá do Sul, vencendo nas urnas o atual prefeito Celso Taube, que buscava a reeleição pelo PMDB. Apesar de ainda não ter iniciado a transição de governo, o único candidato tucano eleito na região concedeu entrevista ao Gazeta Catarinense, onde falou a respeito de como pretende organizar e conduzir sua administração.
Foiatto chamou a atenção ao afirmar que não será candidato à reeleição. “Meu trabalho é só para quatro anos. Sou contra reeleição porque o município cinco meses antes da eleição para, pois ao invés do município andar, todos ficam fazendo política”, afirma. “É uma posição que já coloquei para os cinco partidos, mesmo que eu faça o melhor governo. Acredito que temos que dar oportunidade para outras pessoas e com isso renovar a política, porque são poucos que ainda se envolvem”, complementa.
O novo prefeito tucano afirma que sua principal característica de governo será a democracia, com a participação dos demais partidos da coligação no governo. “Nosso objetivo é fazer um governo diferente do que foi feito aqui nos últimos anos. Precisamos fazer um governo junto com os partidos e a população. Gosto de dar autonomia às pessoas. Se acertar,o grupo acerta, se errar, erra o grupo. Não serei aquele ditador que vai tomar as decisões sozinho. Tem decisões que precisamos tomar, mas prioridades de investimentos é uma questão a ser trabalhada em grupo”, afirma.
Apesar de ter exercido dois mandatos como vereador, será a primeira vez que Foiatto assumirá a prefeitura. Ele não vê problemas nisso e lembra que, apesar das particularidades, também administra o que denomina de indústria rural. Além disso, lembra que não se faz um governo sozinho. “Acredito que isso não será problema. Até porque não serei apenas eu. Não sou de fazer as coisas sozinho. Um grupo vai governar comigo”, garante.
PRIMEIRAS AÇÕES
Entra as primeiras ações propostas por Foiatto, está a melhora da saúde, que, segundo ele, foi o principal foco de reclamações durante a campanha. “A campanha, além de ser o período de pedir o voto, também é o momento de ouvir a população e saber o que está faltando. Aqui sabemos que o povo está muito descontente com a saúde. Ela será uma das nossas prioridades de governo, ao lado de setores importantes, como educação”, garante.
No decorrer do mandato, o novo prefeito diz que entre suas metas está a inovação na agricultura, com investimentos em tecnologia em pastagens, por exemplo. Além disso, entende que serão necessários investimentos em habitação, bem como no incentivo ao setor de indústria e comércio, com a chegada de empresas e geração de empregos.
FORMAÇÃO DA EQUIPE
Segundo Foiatto, a montagem da equipe de governo será discutida pelos partidos que integram a coligação. Conforme ele, há nomes capacitados, com experiência e outros que merecem uma oportunidade. “Os partidos vão ter o direito de indicar os nomes, mas terão que ser pessoas competentes e principalmente honestas”, defende Foiatto, que prevê liberdade para os demais partidos participarem da administração.
Na Cãmara de Vereadores, a coligação encabeçada por José Carlos Foiatto elegeu cinco nomes e será maioria na casa. Ele acredita que isso pode facilitar o desenvolvimento de governo, mas lembra que, a partir de janeiro, todos os partidos devem defender a bandeira de Guarujá do Sul e não de uma sigla.
deixe seu comentário