Home Focos do mosquito Aedes aegypti mais que triplicam em Cunha Porã

Focos do mosquito Aedes aegypti mais que triplicam em Cunha Porã

Última atualização 1 de fevereiro de 2021 - 08:37:47

Foto:Ilustrativa

As chuvas frequentes dos últimos dias, associadas aos períodos de abertura de sol e calor tem gerado preocupação à Secretaria de Saúde e Sala de Situação de Cunha Porã. Isso porque desde o primeiro registro de focos do mosquito Aedes aegypti neste ano os números mais que triplicaram, saltando de três na segunda semana de janeiro para 19 até o fim da tarde de quinta-feira (28). Neste período ainda há três notificações para doenças, sendo duas descartadas e uma pessoa aguardando resultado de exames.

Mesmo com o trabalho constante dos agentes de Saúde e Endemias na orientação e vistorias a campo, a Secretaria de Saúde e Sala de Situação reforçam a necessidade da população contribuir com os cuidados junto aos seus imóveis. A recomendação é fiscalizar cada local que possa estar acumulando água, eliminando ou adequando os mesmos.

“Como temos registro de chuvas quase que diariamente, as pessoas também devem fazer estas vistorias junto aos seus imóveis de forma mais frequente, dando atenção a qualquer recipiente que possa favorecer a criação do mosquito”, orienta a coordenadora da Sala de Situação e agente de Endemias, Angela Rieger Kölln.

Também é importante ficar atento para o surgimento de sintomas como febre alta e dores atrás dos olhos ou muscular intensa e, nestes casos, a pessoa deve buscar por atendimento clínico. Outra orientação é para o uso diário de repelente, com reaplicação ao longo do dia.

deixe seu comentário