Flores e hortaliças motivam a permanência dos produtores no campo
Última atualização 13 de novembro de 2015 - 14:48:17
CUNHA PORà – Com o objetivo de motivar a permanência dos empresários rurais e contribuído para a melhoria da qualidade de vida das famílias do campo que o programa Empreendedor Rural (PER), desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR AR/SC), órgÃo vinculado à FederaçÃo da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (FAESC), tem elaborado um projeto sobre mudas de flores e hortaliças.
Em 2010, viabilizou a permanência no campo do casal Helena e Ereni José Comparim, da linha Vera Cruz, no município de Cunha PorÃ. Na época, as principais atividades da família eram a fumicultura e bovinocultura leiteira. Desmotivado com os resultados da propriedade e com problemas de saúde, Comparim vislumbrou no PER uma alternativa para expandir os negócios, melhorar a gestÃo do empreendimento e alterar a situaçÃo econômica da família.
Na metade da execuçÃo do programa, Comparim queria desistir, principalmente pela falta de renda na propriedade, e pensava em se mudar para a cidade. “O que mais me marcou foi a insistência e a motivaçÃo do instrutor e da cooperativa para prosseguir, pois tinham certeza que a mudança de atividade daria certo”, relata o agricultor.
Após o término do PER, o empresário rural colocou em prática o projeto, que tinha o levantamento de custos e a verificaçÃo da viabilidade de comércio para a produçÃo. Posteriormente, foi atrás de possíveis compradores, potenciais fornecedores das sementes e apoio da assistência técnica para melhorar a produtividade. “O processo mais demorado é a liberaçÃo dos registros para produçÃo de todos os órgÃos competentes. Contudo, é importante ressaltar que o programa é muito válido, pois com o auxílio da iniciativa e do programa do Governo Federal para financiamento da construçÃo de estufas, minha família e muitos outros agricultores permaneceram na atividade”, destaca Comparim.
Aos 56 anos de idade, Comparim possui uma propriedade de 13,7 hectares, com produçÃo de mudas de flores, hortaliças, grama e pastagem para bovinocultura leiteira. Também há um espaço na propriedade voltado à pesquisa da Epagri/Embrapa na área de fruticultura. A produçÃo atual é de 300 mil flores em caixaria, 150 mil vasos de flores, de 300 a 500 mil mudas/ano de grama e 3 milhões de mudas/ano de hortaliças. A estrutura compreende duas estufas e oito piscinas com água e adubaçÃo, nas quais as plantas sÃo colocadas uma vez por semana, durante 48 horas, para que a raiz responda melhor. A meta para 2020 é iniciar com o Turismo Rural.
deixe seu comentário