Festival de Jogos do Curso de Educação Física movimenta Unoesc
Última atualização 3 de junho de 2015 - 16:51:59
Foto: DivulgaçÃo
Mais de 200 acadêmicos participaram, recentemente, do 7º Festival de Jogos do Curso de EducaçÃo Física (Fejocef) da Unoesc SÃo Miguel do Oeste. A noite de abertura foi marcada pelo acendimento do fogo simbólico do Festival, por atividades recreativas, esportivas e apresentações artísticas. Entre as atrações da noite, esteve o show de patinaçÃo com os patinadores, do Clube de PatinaçÃo Danúbio Azul, Sara Ramos, Édina Schmitz e Kelvin Schaurich.
Durante uma semana, foram disputadas as modalidades de futsal, voleibol, basquetebol, handebol, tênis de mesa, atletismo, trilha, uno, xadrez, cabo de guerra, dança, além de gincana, atividade física e saúde. A primeira fase foi a campeà geral do Fejocef. Os campeões e segundo colocados de todas as modalidades receberam medalhas. Todas as turmas receberam troféus.
O Fejocef foi organizado pelos acadêmicos da 7ª fase do curso no componente curricular de Planejamento e OrganizaçÃo de Eventos. Além de organizar o Festival, os estudantes também foram os árbitros das partidas, com exceçÃo do futsal, que contou com arbitragem especializada. De acordo com o professor Eliéser Felipe Livinalli, o evento aproximou a teoria da prática. “Os estudantes foram responsáveis pela organizaçÃo e planejamento dos jogos, confecçÃo de regulamentos, congresso técnico, construçÃo de boletins e programaçÃo, cerimonial de abertura e de encerramento e a avaliaçÃo”, detalha o professor do componente curricular.
Experiência
Segundo a coordenadora, professora Andrea Jaqueline Prates Ribeiro, o Fejocef é um dos pilares das ações que viabilizam o exercício da pesquisa, ensino e extensÃo, pois faz um resgate do espírito esportivo e do trabalho em equipe, reintegrando os egressos ao curso e à universidade, além de aproximar ainda mais professores e alunos. “Por meio dos jogos, os envolvidos têm uma forma de vivenciar o processo ensino aprendizagem, além dos limites da sala de aula, articulando a universidade e o curso às diversas organizações da sociedade em uma enriquecedora troca de conhecimentos e experiências, que favorece a visÃo integrada do social e coletivo”, ressalta a professora.
A acadêmica e presidente da ComissÃo Central Organizadora, Thiza Pinno, destaca que a participaçÃo contribuiu para a sua formaçÃo profissional. “Tive a oportunidade de conhecer e ter uma maior vivência na organizaçÃo e administraçÃo de projetos, que envolvem a competiçÃo esportiva”, finaliza Thiza.
deixe seu comentário