Feirão do imposto 2015 mobiliza 46 cidades catarinenses
Última atualização 16 de setembro de 2015 - 09:03:00
Quarenta e seis cidades catarinenses estiveram engajadas na conscientizaçÃo a cerca do sistema tributário nacional com a realizaçÃo do 13º FeirÃo do Imposto, que aconteceu no dia 12 de setembro. Além de levar informaçÃo à populaçÃo e solicitar a correta aplicaçÃo dos tributos arrecadados, a campanha estadual teve inúmeros produtos comercializados com a carga tributária subsidiada pelos empresários participantes. O tema principal desta ediçÃo foi a carga tributária incidente sobre produtos e serviços relacionados à saúde.
De acordo com a presidente do CEJESC, Liandra Nazário Nobrega, a principal expectativa para 2015 era conseguir transferir à populaçÃo a consciência sobre a alta carga tributária paga em diversos itens, inclusive em atividades importantes para a manutençÃo da qualidade mínima de vida, a exemplo de itens ligados à saúde como os medicamentos. “A tributaçÃo elevada sobre os medicamentos se mostra totalmente incoerente. Há pessoas que deixam de comprar medicamentos na fase inicial de suas doenças por ausência de condições financeiras, e, com isto, sobrecarregam o próprio sistema público de saúde, que é de custeio do próprio contribuinte”, avalia.
A programaçÃo catarinense, organizada pelos jovens empreendedores que integram o Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina (CEJESC), foi composta por ações de conscientizaçÃo em praças públicas, universidades e escolas; atividades esportivas; exposiçÃo da carga tributária de produtos e serviços. “Uma das armadilhas mais eficazes do nosso sistema é a tributaçÃo excessiva, pois se tributa a circulaçÃo de mercadorias, o faturamento, o lucro, a renda, o salário dos trabalhadores, a importaçÃo, a exportaçÃo, a industrializaçÃo de produtos, etc, atingindo uma tributaçÃo média de 33,87% para os medicamentos e ultrapassando 50% em vários itens dentre outros”, destaca Fabrício da Silva, Coordenador do FeirÃo do Imposto em SC.
Na cidade de Palmitos, foi realizada a 4ª EdiçÃo do FeirÃo do Imposto, que foi organizado pelo Núcleo do Jovem Empreendedor (NJE Palmitos) com o Apoio da AssociaçÃo Comercial e Industrial de Palmitos (ACIP). O evento aconteceu na Praça Municipal Carlos Culmay. Segundo o Coordenado do NJE Palmitos, Adriano Bavaresco, foi feito um trabalho de conscientizaçÃo, através da demonstraçÃo da quantia de imposto pago sobre vários produtos de uso Diário. Está sendo feito também trabalho especial em algumas Farmácias do município, mostrando a real quantia de imposto pago para cuidarmos da nossa saúde. “Através da conscientizaçÃo esperamos mostrar para as pessoas que hoje no Brasil existe uma alta carga tributaria, e assim podermos cobrar uma melhor aplicaçÃo de todos estes recursos e também uma reduçÃo destes impostos.”
Desde já o NJE Palmitos agradece as empresas que apoiam o FeirÃo: Farmácia Marin, Farmácia Palmitos, Farmagnus, Rose Farma, JB Farma, Lojas Bom Sono e Sicredi.
O FeirÃo do Imposto 2015 é uma realizaçÃo do Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina (CEJESC), através do Núcleo de Jovens empreendedores de Palmitos. Apoio institucional da FederaçÃo das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), ConfederaçÃo Nacional dos Jovens Empresários (CONAJE) e Movimento Brasil Eficiente (MBE).
Sobre o FeirÃo do Imposto
O projeto FeirÃo do Imposto foi criado em 2003, na cidade de Joinville (SC) pelo Núcleo de Jovens Empresários da AssociaçÃo Empresarial de Joinville (ACIJ), que mobilizou a sociedade para informar e, sobretudo, educar a populaçÃo a respeito do quanto se paga em impostos; De lá para cá, o projeto tornou-se nacional, sendo realizado anualmente em cerca de 100 cidades brasileiras; E o resultado da mobilizaçÃo pode ser acompanhado por meio de conquistas como a Lei 12;741 (Lei da Transparência), que instituiu a discriminaçÃo dos impostos nas notas e cupons fiscais, e a Lei 12;839, que estabeleceu a retirada de impostos federais que incidem em produtos da cesta básica;
deixe seu comentário