O município de Cunha Porã realizou no final do mês de agosto, mais uma edição da Feira Livre Colonial. Em entrevista à reportagem da TV Expresso, o secretário de agricultura, Vilson Kempfer, fala sobre a ação.
Segundo o secretário, a feira é organizada pelo grupo ‘Mulheres em Campo’, e conta com a parceria da Secretaria de Agricultura, Epagri e Administração Municipal. “A feira em si, nasceu devido ao trabalho da equipe das mulheres agricultoras no campo, que solicitou junto ao Poder Público essa necessidade. Eles tinham o espaço da Feira lá no sindicato e devido a solicitação nós de imediato vimos da possibilidade de eles implementarem, fazer em um espaço maior, tipo o que a gente considerou aí na praça pública do município, que é um local amplo, bem arejado, e com possibilidade de crescimento”, explica.
De acordo com Kempfer, foram entregues alguns materiais aos feirantes, para que houvesse melhor organização e desenvolvimento dos setores. “A gente proporcionou alguns materiais para eles, que foram: sete barracas, condicionamos mesas, todo o material gráfico, parte dele, para que pudessem vir junto à Praça e desenvolver o trabalho deles na área da Feira Livre Municipal aqui do centro da nossa cidade”, relata.
PRODUTOS OFERTADOS
O secretário informa que são ofertados na Feira, diversos tipos de produtos coloniais, desenvolvidos e cultivados pelos agricultores do município. “Os produtos oferecidos são variados, temos ali bolachas caseiras, hortaliças, laranja, fruticultura, artesanato, moranguinho, orquídeas”, conta.
Ainda segundo o secretário, a feira contribui com as vendas dos agricultores, e auxilia o cliente, que não precisa ir até o interior buscar pelo produto. “Então tem vários tipos de produtos que são oferecidos para nossa população que não precisa ir lá no interior adquirir aquele produto, e sim, os feirantes as mulheres trazem até a cidade nesse espaço da feira, proporcionando ao nosso cidadão, ao nosso como consumidor, um produto de qualidade, sem o agrotóxico, um produto bem saudável”, enfatiza.
COMO VENDER SEUS PRODUTOS?
Conforme Kempfer, para vender seus produtos na Feira, o agricultor deve entrar em contato com alguns dos órgãos colaboradores, que são: grupo ‘Mulheres em Campo’, Epagri, e Secretaria de Agricultura. “O pessoal entra em contato e faz suas inscrições e a gente vê o produto ao qual eles queiram oferecer na feira, se não for um produto que já esteja sendo ofertado ali no espaço, a gente vai possibilitar eles uma conversação e a possibilidade de também terem seu espaço, até porque a feira tem iniciado com um grupo pequeno e já cresceu muito”, destaca.
QUANDO OCORRE A FEIRA?
Ainda de acordo com o secretário, a feira ocorre no 2° sábado e 4ª sexta-feira de cada mês. “A feira abre no período das 7h da manhã e vai até às 13h30 da tarde. Então todo mês nós temos a feira, eventualmente em dias de chuva, como na praça é um espaço aberto, a gente vai buscar um local diferente. A feira ocorre no 2° sábado e na 4ª sexta-feira de cada mês. Nós gostaríamos de oferecer a possibilidade de quase toda semana, mas como a gente sabe que o produto é escasso, precisa ter uma produção para oferecer um produto de qualidade e em quantidade também, a gente possibilitou nesse primeiro período desse semestre fazer duas vezes por mês então”, finaliza.
deixe seu comentário