Home Farmácia Líder Farma realiza campanha para recolhimento de medicamentos vencidos

Farmácia Líder Farma realiza campanha para recolhimento de medicamentos vencidos

PALMITOS – A Farmácia Líder Farma de Palmitos lançou a campanha “Remédio Vencido nÃo vai pro Lixo”, que tem o objetivo de dar o descarte correto dos medicamentos vencidos ou que ficam estocados em casa.
Essa iniciativa é precursora em Palmitos e vem para comemorar os 15 anos de aniversário da farmácia. De acordo com a farmacêutica, Giovania Dallagnol Hoppe, essa campanha foi pensada na populaçÃo e na preservaçÃo do meio ambiente, já que esses medicamentos em contato com solo prejudicam o lençol freático, polindo rios e causando um desiquilíbrio ambiental. “A populaçÃo tem sua parcela de responsabilidade no processo devendo estar esclarecida e envolvida no processo de conscientizaçÃo da geraçÃo de resíduos bem como da importância do uso racional de medicamentos”, afirma.
Ela acrescenta que o descarte de medicamentos vencidos é uma preocupaçÃo relevante para a saúde pública, pois podem ser considerados resíduos tóxicos de acordo com sua composiçÃo. Dependendo do grau de toxidade, podem causar contaminaçÃo no meio ambiente, por isso nÃo podem ter a mesma destinaçÃo final de resíduos comuns.
Os medicamentos, administrados na própria residência, quando vencidos trazem riscos à saúde no caso de ingestÃo nÃo acidental e acidental por idosos ou crianças. Outro problema é a degradaçÃo do meio ambiente causada pelo descarte indevido por falta de informaçÃo. Embora nÃo seja de conhecimento da maioria da populaçÃo, o lixo comum ou vaso sanitário nÃo sÃo os destinos corretos para eliminaçÃo desses produtos.
O órgÃo responsável pela regulamentaçÃo dos meios de descarte desses medicamentos é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que por meio da resoluçÃo RDC 306/04, exige que estabelecimentos de serviços saúde disponham de Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS), porém, ainda nÃo foram editadas normas que abranjam o consumidor final com relaçÃo ao descarte de medicamentos. Sendo assim, o correto seria entregar os medicamentos vencidos em farmácias, postos de saúde ou hospitais que os recebam, para que sejam processados por empresas especializadas juntamente com o lixo hospital.
A Farmácia Líder Farma tem uma parceria com a empresa Tucano de Maravilha, que realiza a recolha e o destino correto dos medicamentos. Giovania esclarece que essa campanha nÃo tem custo nenhum e a recolha ocorre todos os dias. “Traga os medicamentos vencidos o que você nÃo usa mais para a Líder Farma, pois daremos o destino correto a eles. Descarte consciente e responsável, é a Líder Farma e você lutando por um mundo melhor”, afirma.
A Farmácia Líder Farma está localizada na Avenida Brasil, 504, sala 206, centro de Palmitos, ao lado da Loja Schumann. O telefone de contato é pelo (49) 3647 1261.

deixe seu comentário