Home Expedição de alvarás para eventos está mais rigorosa

Expedição de alvarás para eventos está mais rigorosa

Última atualização 21 de setembro de 2012 - 17:20:17

SÃO MIGUEL DO OESTE

Uma reunião realizada há cerca de 30 dias entre representantes da Polícia Militar, Polícia Civil e Justiça Eleitoral da 45ª Zona Eleitoral resultou em uma portaria que deixou mais rigorosa a exigência para expedição de alvarás para eventos a serem realizados nos 15 dias que antecedem as eleições municipais do dia 7 de outubro. Em alguns casos, os eventos, como bailes, foram suspensos. Conforme o delegado regional Ricardo Casagrande, o objetivo é inibir a ocorrência de fraudes e crimes eleitorais, como a compra de votos, além de diminuir as aglomerações em eventos com venda de bebida alcoólica, que frequentemente gera brigas motivadas por divergências partidárias.

Conforme Casagrande, apesar de algumas pessoas não gostarem, a medida visa o bem da população, pois, segundo ele, nas últimas eleições até foram registrados casos de tentativas de homicídios e disparos de arma de fogo. O delegado lembra que eventos como festas de padroeiro ainda são permitidas, pois são tradicionais e ligados historicamente a uma data. “O que se evita são festas que surgem do nada”, comenta. Casagrande lembra que jogos de futebol dos campeonatos podem sair sem problemas, mas que festas esportivas devem envolver apenas as equipes.

Com relação a jantares, apenas os que não forem seguidos de baile. “Os bares que estão funcionando, vão cumprir horário, mas podem funcionar. A boate que tinha licença continua funcionando normalmente. São apenas os eventos extras que estão suspensos”, explica. Conforme Casagrande, a medida não deve trazer grandes prejuízos para a comunidade, pois é um período curto e as datas podem ser transferidas. “Outros que já tinham previsão e apresentaram cópia de contrato já assinado anteriormente foram mantidos”, argumenta.

FISCALIZAÇÃO

Conforme Casagrande, a fiscalização durante as duas semanas que antecedem o pleito também será aumentada. Na noite de quarta-feira, a Polícia Militar, juntamente com a Polícia Civil e Justiça Eleitoral, realizou uma operação de prevenção nos municípios da Comarca. Os policiais realizaram ações de vistoria em bares e abordagens de grupos de pessoas. Na cidade de Bandeirante foram vistoriados três bares, sendo abordadas e identificadas 35 pessoas. Em Paraíso, foi vistoriado um bar e realizada a averiguação de uma reunião política. Em Guaraciaba foram vistoriados três bares, sendo abordadas 20 pessoas. Os bares também tiveram os seus alvarás de funcionamento verificados. Todas as ações foram acompanhadas pelo juiz eleitoral Juliano Serpa. A ação deve se repetir até o dia das eleições municipais na região.

deixe seu comentário