A manhã gelada desta quarta-feira não desmotivou os adolescentes de escolas estaduais e particulares de São Miguel do Oeste que prestigiaram o evento Saúde do Adolescente. Organizado em frente ao Posto Central de Vacinas, pelo Departamento DST/AIDS, da Secretaria Municipal de Saúde a atividade reuniu aproximadamente 1.500 pessoas.
A programação iniciou às 7h com coleta de exames e se estendeu até às 11h30, incluindo avaliação odontológica, oficinas, orientações, atualização de carteiras de vacinação, apresentações teatrais e musicais, preparadas pelos estudantes do ensino médio.
O prefeito João Valar e o vice Wilson Trevisan prestigiaram a abertura oficial do evento, juntamente com equipe de governo, profissionais da Educação, da Saúde, representantes das escolas e entidades parceiras.
Valar agradeceu o empenho de todos na organização e a maciça participação dos estudantes. O prefeito frisou a importãncia da prevenção e o Saúde do Adolescente busca alertar os jovens sobre cuidados importantes que resultam em qualidade de vida.
“Todo esse trabalho reflete o empenho das pessoas em proporcionar momentos assim à população. Além da orientação e do bom atendimento estamos envolvendo a comunidade em ações como esta. Parabéns a todos por participar e aprimorar conhecimentos, obtendo mais informações sobre a prevenção”, afirmou.
O vice-prefeito reforçou que o Saúde do Adolescente deve ser realizado todos os anos, pois é uma ação preventiva voltada aos adolescentes. “Jovens, vocês são muito importantes e precisam deste espaço, de novos aprendizados, de orientações. Como diziam nossos pais: prevenir é o melhor remédio. Isso vale para todos nós”, destacou Trevisan.
Para o secretário de Saúde Airton Fávero, a preocupação com a saúde dos adolescentes também justifica a importãncia do momento. “Hoje a secretaria atua na prevenção e, neste dia, estamos plantando uma sementinha no coração desses adolescentes, formadores de opinião e que já tem traçado o que desejam para suas vidas. Nosso objetivo é que todos saiam daqui convencidos de que a melhor maneira para termos qualidade de vida é a prevenção. A prevenção é o caminho mais seguro e os maiores beneficiados são os adolescentes”, enfatizou Fávero.
ORGANIZAÇÃO
A coordenadora do evento e enfermeira responsável pelo Ambulatório DST/AIDS, Juliana Pinheiro, afirma que o evento superou as expectativas, pois mesmo com o frio intenso os adolescentes marcaram presença e acompanharam as atividades propostas.
“Com certeza o Saúde do Adolescente demonstra como a prevenção deve iniciar bem cedo. O resultado da grande presença, com certeza, vem do trabalho realizado nas escolas de ensino médio, onde visitamos, ministramos palestras, convidamos pessoalmente cada um para integrar esse evento. Obrigada mais uma vez”, reforçou Juliana.
APRESENTAÇÕES
Teatro e músicas, embasadas no tema “Lutar por uma causa é ter atitude. Use Camisinha!”, foram apresentadas ao público. Cada apresentação foi avaliada pelos jurados, sendo que os três primeiros colocados receberam premiações.
Os vencedores foram Cedup-Getúlio Vargas, Colégio La Salle Peperi e Escola Estadual Jaldyr Bering Faustino da Silva.
Também marcaram presença no evento e subiram ao palco os estudantes dos colégios Guilherme Missen, Santa Rita, São João Batista, Alberico Azevedo, São Miguel, Jesus Maria José, IFSC e Senai.
No final da manhã, os adolescentes ainda receberam um brinde de participação, o qual chamou a atenção para os cuidados com a saúde bucal.
deixe seu comentário