Home ‘Estressada’ bananeira desenvolve cacho no pseudocaule

‘Estressada’ bananeira desenvolve cacho no pseudocaule

Última atualização 28 de março de 2016 - 10:13:55

RIQUEZA -Um fenômeno inusitado chamou a atençÃo dos moradores da rua Castelo Branco, no centro do município de Riqueza. Um cacho de banana surgiu no meio do pseudocaule da bananeira, surpreendendo a todos, já que a forma natural seria que os frutos surgissem por entre as folhas da planta.

“É um mistério. Eu nunca vi isso acontecer”, admira-se o dono Nivaldo Inácio Didomenico, 55 anos, proprietário do terreno onde o curioso caso da bananeira surgiu.Ele acredita na hipótese de que a planta pode ter sofrido um abalo que fez com que o cacho se desenvolvesse fora do seu lugar habitual.

A bananeira está plantada há cerca de cinco anos na propriedade de Nivaldo, como outras tantas que se encontram no local, e ao vistoriar as plantas ele encontrou algo inusitado, que ele define como inexplicável. “Quando eu vim olhar os cachos de bananas, eu vi algo estranho, e me surpreendi ‘uai o que é isso?’ e encontrei um cacho brotando do caule, isso nÃo tem explicaçÃo”, comenta o aposentado.

O aposentado comentou que nunca viu ou ouviu falar de um caso igual a este em toda sua vida. O engenheiro agrônomo Silvio Ricardo Valcarenghi explica que esse fato pode acontecer devido a um ‘estresse’ que a planta sofreu, ou seja, uma pancada, ataque de pragas ou frio, que pode ter impedido que o cacho seguisseo seu caminho normal e ter eclodido em outro ponto da planta.

O engenheiro afirma ainda, que esse cacho que cresceu no pseudocaule pode ser consumido normalmente, porém adverte que se a bananeira nÃo tiver folha ou conter pouca folha, as bananas podem ficar deficientes e sem nutriçÃo. “SÃo as folhas que produzem a ceiva elaborada que criam o nutriente da fruta”, ressalta.

No mesmo ‘pé de bananeira’, em um galho ao lado, outro cacho nasceu, porém no seu devido lugar e de um tamanho que também surpreendeu o aposentado, “o caule chegou a quebrar de tÃo grande que é o cacho de banana, e como que pode, de um lado a fruta que cresce no caule e do outro quebra de tÃo grande. Isso é coisa da natureza”, comenta ele, admirando os cachos de banana em sua plantaçÃo.

deixe seu comentário