Estímulo à prevenção de doenças vasculares
Última atualização 29 de junho de 2017 - 10:29:27
Com o objetivo de alertar a populaçÃo sobre doenças vasculares que nÃo apresentam sintomas e diagnosticá-las precocemente, a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) lança o Checkup Vascular – programa que incentiva a populaçÃo a fazer exames anuais de prevençÃo. Objetivo é diminuir o número de complicações e mortes por doenças vasculares.
Entre as 10 doenças que mais matam no mundo, de acordo com a OrganizaçÃo Mundial da Saúde (OMS), o Acidente Vascular Cerebral (AVC) predomina no ranking. Segundo o cirurgiÃo vascular, Fernando Bonetto, ela também é conhecida como “derrame” e ocorre devido a obstruçÃo das carótidas. “Com a prevençÃo e a aquisiçÃo de hábitos saudáveis, é possível diminuir o número de casos, complicações e mortes por doenças vasculares”, ressalta.
O profissional cita os problemas que o Checkup Vascular pode evitar, como o Pé Diabético, que ocorre quando a diabetes é má controlada ao longo do tempo. Com alterações no sistema nervoso, a pessoa pode perder a sensibilidade dos pés e causar ressecamento. Se nÃo tratado pode gerar a amputaçÃo do membro. Segundo Bonetto, o controle é feito com alimentaçÃo saudável, exercícios e exames periódicos de sangue para medir a glicemia.
A Trombose Venosa Profunda é uma doença causada pela coagulaçÃo do sangue no interior das veias – vasos sanguíneos que levam o sangue de volta ao coraçÃo. As veias mais acometidas sÃo as dos membros inferiores (cerca de 90% dos casos). Os sintomas mais comuns sÃo o inchaço e a dor. Bonetto ressalta que nesse caso é preciso evitar os fatores de risco como tabagismo, permanecer sentado, deitado (acamado) ou em pé por muito tempo. Exercícios, medicamentos e uso de meias elásticas podem auxiliar na prevençÃo.
No Aneurisma de Aorta há uma dilataçÃo anormal da parede da aorta, maior artéria do corpo e responsável por transportar sangue rico em oxigênio para todo o organismo. Ao se romper pode causar a morte. As estimativas apontam que o problema acomete 5% dos homens e 1% das mulheres acima de 55 anos. O cirurgiÃo vascular enfatiza que nÃo há prevençÃo, portanto, é preciso verificar seus fatores e realizar exames de diagnóstico, pois a doença é assintomática. Entre os fatores de risco estÃo: idade superior a 65 anos, tabagismo, hipertensÃo, aterosclerose (acúmulo de gordura e outras substâncias no vaso) e histórico familiar.
Já o Aneurisma Periférico é a dilataçÃo anormal da parede de artérias periféricas, como a femoral, a da virilha, a carótida, a do pescoço e a dos braços. É mais difícil de romper, mas pode gerar um coágulo e impedir a passagem de sangue, comprimir um nervo ou uma veia próxima, causando dor, formigamento e inchaço. Neste caso, Bonetto aconselha realizar exames de diagnóstico. Costuma ser descoberto em exames de checkup ou na investigaçÃo de outras doenças.
A Doença Arterial Obstrutiva Periférica (DAOP) se caracteriza pela dificuldade de passagem do sangue devido a placas de gordura, cálcio e pela própria degeneraçÃo da parede do vaso ao longo dos anos. De acordo com o Center of Disease control and prevention, dos Estados Unidos, 50% dos pacientes com DAOP sÃo assintomáticos. Um dos sintomas é a dor na batata da perna ao caminhar (claudicaçÃo intermitente).
deixe seu comentário