Em Santa Catarina, pelo 25 municípios estão situação crítica devido à estiagem (veja lista abaixo). Há duas semanas, eram 10 cidades nesta situação, segundo dados do comitê de crise do governo do Estado. A maior parte destes municípios estão localizados nas regiões Oeste e Extremo-Oeste.
O estado crítico significa que os mananciais utilizados para abastecimento da população estão afetados significativamente, sendo necessárias ações de rodízio prolongadas, intervenções de infraestrutura hídrica e ajuda humanitária.
No período, também cresceu o número de cidades em situação de alerta: de 23 para 28. Neste cenário, a captação de água está reduzida, o que exige ações contingenciais por parte dos municípios e concessionárias para garantir o abastecimento.
Chuvas
O boletim também mostrou que as chuvas estão acontecendo de forma irregular no território catarinense. Nas regiões mais próximas ao litoral, a precipitação nos primeiros 16 dias do mês foi próxima dos 100 mm, com algumas localidades chegando a 120 mm. Em contrapartida, no Oeste e na Serra, os volumes estão bem menores, com chuvas inferiores a 10 mm em algumas cidades.
Segundo a Epagri/Ciram a previsão é de que a precipitação continue acontecendo de forma irregular nos próximos dias, com os maiores volumes no litoral. A estimativa é de que a situação se normalize apenas depois do dia 25, com chuvas acontecendo de forma mais distribuída pelo Estado, inclusive nas regiões mais afetadas pela estiagem.
deixe seu comentário