Home Estado investe na Segurança do Oeste e nas regiões de fronteira

Estado investe na Segurança do Oeste e nas regiões de fronteira

Última atualização 21 de fevereiro de 2013 - 15:53:58

O governador Raimundo Colombo fez a entrega, em Chapecó, de viaturas e equipamentos para o reforço da segurança em toda a região e, principalmente, nas áreas de fronteira. O ato aconteceu nesta quarta-feira, 20. Colombo também inaugurou uma Central de Videomonitoramento que terá a base no bairro Efapi e ainda lançou o edital para a compra de um helicóptero e instalação de uma Base Avançada de Aviação Policial de Fronteira. “São investimentos essenciais para aumentar a eficiência do trabalho de quem tem a missão de oferecer segurança para as pessoas”, disse o governador.

Ao todo, foram entregues 31 viaturas, armamentos, munição, material de informática, filmadoras, monitores de LCD, entre outros como mobília e cãmeras digitais. O investimento soma R$ 3,5 milhões e os materiais vão servir para estruturar os Núcleos Integrados de Inteligência de Fronteira nos municípios de Chapecó, São Miguel do Oeste, Xanxerê, São Lourenço do Oeste e Concórdia.

Já a aeronave vai contar com recursos do Enafron III, na ordem de R$ 4,5 milhões, e será utilizado pela Polícia Civil em ações de fiscalização nas regiões de fronteira no Oeste catarinense. O helicóptero será entregue ao Serviço Aerotático da Polícia Civil (SAER) e ficará em uma Unidade Policial a ser implantada em Chapecó.

As ações fazem parte da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras. O Enafron é um projeto desenvolvido em parceria entre o Estado e o Governo Federal no sentido de promover a prevenção, o controle, a fiscalização e repressão dos delitos praticados na faixa de fronteira.

A secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Mik, que participou da solenidade em Chapecó, destacou a importãncia do fortalecimento das ações, respeitando as peculiaridades de cada Estado. De acordo com ela, a política de segurança nas fronteiras tem priorizado as necessidades de cada região de modo a diminuir atividades criminosas como narcotráfico, contrabando e descaminho, tráfico de pessoas, roubos de carga, de veículos, entre outros. “O Estado brasileiro unido é mais forte que o crime organizado”, concluiu a secretária.

Para o Secretário de Estado da Segurança Pública, Cesar Grubba, Santa Catarina foi um dos primeiros a assinar o Termo de Adesão ao Plano Estratégico de Fronteiras no ãmbito do Ministério da Justiça, e com os repasses feitos em Chapecó, já cumpriu dois dos quatro grandes projetos executados no Estado, por meio do Enafron.

Ainda estão previstas a aquisição de viaturas, armamentos, coletes e equipamentos para melhoria das condições de trabalho nas unidades policiais, de bombeiros e de perícia em 16 municípios estratégicos da faixa de fronteira. A implantação de radiocomunicação troncalizada digital e a substituição da rede analógica em toda a extensão da linha de fronteira, são os próximos desafios a serem vencidos.

“Duas ações importantes e emblemáticas já podemos riscar da nossa lista de compromissos, colocando sobre elas o carimbo de executado. Nos sentimos orgulhosos e recompensados pelo cumprimento destas ações”, afirmou Grubba.

Já a central de videomonitoramento, com mais 60 cãmeras de segurança, faz parte do projeto Bem-te-Vi, de segurança por meio dos equipamentos. As cãmeras ficarão no bairro Efapi e com mais esta unidade, Chapecó alcança a marca de 165 cãmeras ativadas em todo o município, atingindo um nível de execução de 90% do projeto global.

deixe seu comentário