Florianópolis
O governador Raimundo Colombo autorizou a compra de R$ 30 milhões em veículos e equipamentos individuais para o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina na manhã desta sexta-feira, 8, no quartel do comando geral dos bombeiros, em Florianópolis. Este é omaior investimento para a corporação nos últimos 30 anos.“A última grande compra de equipamentos foi em 1982, quando eu ainda era cadete na academia e sonhava à época ser bombeiro”, conta o comandante-geral dos Bombeiros, coronel Marcos Oliveira. Serão comprados 93 novos veículos e 1000 kits de proteção.
“Aumenta a motivação e a segurança durante a atuação dos bombeiros. Santa Catarina já conta com a segunda maior cobertura do país contra incêndios, que agora vamos continuar ampliando”, afirma o governador. Colombo também destacou que para este mês estão previstas outras ações para a modernização das forças de Segurança do Estado. Todas as ações fazem parte do Pacto Por Santa Catarina. Também participaram do ato o secretário da Segurança Pública, César Grubba, e o secretário do Planejamento, Murilo Flores.
Durante o anúncio, o comandante-geral dos bombeiros explicou que a compra desses equipamentos vai ajudar a aumentar e melhorar a atuação dos bombeiros nos municípios de fora da Grande Florianópolis, assim como no investimento de 30 anos atrás. Na época, foram 53 veículos e o aporte conseguiu mudar a cara da corporação, que era de ter bombeiros apenas na Capital. Foram criados bombeiros em Tubarão, Itajaí, Blumenau e o processo seguiu evoluindo. “Hoje temos organizações dos bombeiros em 112 municípios do Estado.Os novos veículos vão nos ajudar nessa descentralização e, com certeza, vão reduzir nosso tempo de resposta para qualquer desastre”, disse Oliveira.
Dos 93 novos veículos, parte são 50 ambulãncias – viaturas mais modernas para dar maior segurança no transporte de vítimas de acidentes – e 26 caminhões de combate a incêndio: viaturas de maior potência que servem tanto para o trãnsito intenso quanto para atendimentos em relevo adverso. Ambas vão impactar na diminuição do “tempo-resposta” nas ocorrências, onde chegar antes muitas vezes significa salvar vidas.
Ganha destaque a compra de uma auto-plataforma, veículo que serve para combatergrandes incêndios, em especial em grandes cidades pelo elevado números de edifícios. É o maior investimento individual de toda a autorização de compra, com um custo estimado em R$ 3,7 milhões.
Completam o número de viaturas equipamentos especialmente adaptados para atuar em terrenos adversos: 15 caminhonetes 4×4 e um caminhão 4×4 para o transporte de tropas. A adaptação serve para permitir às equipes dos bombeiros o acesso a localidades afetadas por desastres naturais. Quinze caminhonetes como essas já foram entregues à corporação em 2012 para equipar as 12 forças-tarefa dos bombeiros espalhadas pelo Estado. Com uma viatura dessas, seis bombeiros podem chegar rapidamente ao local. Após a compra, uma força-tarefa terá de duas a três viaturas e poderá levar ao local da ocorrência equipes de 12 a 18 homens para atuar contra os desastres.
O investimento do Pacto por Santa Catarina também permitirá compra de equipamentos para a atuação individual dos bombeiros. Serão 1000 kits de proteção quegarantem a segurança na prestação do serviço com capacete, calça, jaquetas, botas e luvas de aproximação, além de equipamentos de proteção respiratória para permitir a atuação em ambientes tomados por gases tóxicos.
As roupas de proteção individual são fundamentais, de acordo com o comandante-geral dos bombeiros. Até os anos 70, os bombeiros faziam o combate ao fogo de forma defensiva. De fora da edificação, jogando água para dentro. “Às vezes, a força da água era mais destrutiva que o próprio fogo. Com essas roupas, a proteção respiratória e os equipamentos mais modernos, o bombeiro consegue entrar e fazer um combate ofensivo atuando diretamente nos pontos para extinguir o fogo”, afirma Oliveira.
Pacto por SC – Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
Veja cada tipo de equipamento que será adquirido e seu benefício:
deixe seu comentário