Alguns arrependimentos deixam marcas tão fortes que nos acompanham por anos. E se você tivesse mandado currículo para aquela vaga com que sonhava, mas para a qual não se sentia preparada? Ou tivesse coragem de se declarar para aquele amigo que era o seu número? “Ousar expande experiências e nos torna pessoas mais criativas e interessantes”, diz a psicóloga americana Heidi Grant Halvorson, autora do livro Succeed: How We Can Reach Our Goals.
Pois é. Poucas sensações são tão ruins quanto um sério “e se” martelando na nossa cabeça. Por isso, temos a fórmula secreta para ajudá-la a nunca mais ter medo do incerto. Basta se perguntar o que vai causar mais remorso: assumir um risco mesmo que dê errado ou não fazer nada e lamentar o resto da vida. Ficou intrigada? Veja como aplicar esse mantra na sua vida.
Pedir um aumento
O que pode dar errado – Você vai receber um não educado como resposta (presumindo que não seja seu segundo mês no trabalho nem que você tenha voltado semana passada de uma licença de três meses). Seu chefe vai dizer a opinião dele sobre seu desempenho, o que deve incluir críticas positivas e negativas (ui!).
Mas se você nunca tentar – Vai trabalhar cada dia mais mal-humorada, sentar na sua mesa e começar a armar um plano-sonho de fuga.
Veredito – Peça. E, se a resposta for não, pergunte em que pode melhorar. Se o motivo para a recusa não for seu desempenho (por exemplo uma crise financeira), diga a seu chefe que gostaria de voltar a conversar sobre o assunto mais para a frente. E peça uma data. Que tal algo como “Quando é que podemos revisitar essa questão?”
Viajar sozinha
O que pode dar errado – O pior dos cenários é assustador. Você, sozinha pela primeira vez em um país em que mal sabe perguntar “Onde é o banheiro?” E, se é para imaginar uma desgraça das brabas, seu passaporte pode sumir e sua noite acabar em um hotel que nem de longe lembra as fotos que você viu no site.
Mas se você nunca tentar – Vai escutar com inveja as aventuras dos outros enquanto passava todo o verão na mesma praia a 200 quilÔmetros de casa. E quando encher o saco de verdade será tarde demais: trabalho, família e filhos podem impedir você de viajar avulsa.
Mudar o cabelo
O que pode dar errado – O corte pode simplesmente não combinar com você. Daí, é chorar em frente ao espelho e comprar muitos lenços e chapéus para esconder. E esperar cerca de um ano para voltar a um comprimento agradável.
Mas se você nunca tentar – Vai ser uma dessas mulheres que surtam por dois dedos a menos de cabelo. Menina, são só dois dedos!
Fazer as pazes com aquela amiga
O que pode dar errado – Ela vai tratar você de um jeito frio e distante. Quando perguntar “Quer jantar um dia desses?”, vai receber como resposta “Desculpe, ando ocupada”.
Mas se você nunca tentar – Volta e meia vai esbarrar em um álbum do Facebook com fotos com ela ou lembrar uma história feliz que passaram juntas e lamentar a perda de uma amizade que podia ser salva.
Trocar de carreira
O que pode dar errado – Você vai pedir demissão e procurar seu novo objetivo profissional. Talvez comece seu próprio negócio e, apesar de bem-intencionada, vai perceber que não tem talento para ser sua própria chefe ou descobrir que vai ganhar muito menos do que imaginava. Pior: a falta de opção pode forçá-la a voltar ao emprego antigo. E em uma posição mais baixa!
Mas se você nunca tentar – Vai só se estressar com um trabalho que até faz bem, mas detesta.
Chegar no cara gato da balada
O que pode dar errado – Ok, você se encheu de coragem – e de uma dose a mais de vodca – e foi falar com o cara que fez seus olhos brilharem. Mas ele não se mostrou interessado ou, pior, disse que tinha namorada. Ai, será que é verdade?
Mas se você nunca tentar – Pode perder a chance de conhecer o cara da sua vida. Ou um bem legal para passar uma noite incrível. Que é tímido ou não a tinha notado por não estar bem posicionado.
deixe seu comentário