Está em fase de conclusão à primeira rodada do Programa Porteira Adentro
Última atualização 20 de novembro de 2015 - 11:38:51
PALMITOS – A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Palmitos está executando o programa Porteira Adentro nas propriedades do interior do município. Este projeto visa atender aos produtores rurais com melhorias na propriedade. Segundo o secretário de Agricultura, Luiz Antônio Cavalleri, o programa é gratuito e foi implantado para incentivar os agricultores.
Cavalleri salienta que o programa compreende a realizaçÃo de nivelamento e acabamentos de terraplenagem; abertura, conservaçÃo, drenagem e revestimento de estradas de acesso e dentro das propriedades rurais; abertura e manutençÃo de estradas de acesso a unidades produtoras de aves, suínos, leite e outros sistemas de integraçÃo; manutençÃo e reforma de pátio em torno das benfeitorias rurais; transporte de cascalho, materiais pétreos e similares; realizaçÃo de aterros, serviços de limpeza, abertura de valas e outros serviços que cumpram os objetivos do programa.
De acordo com o secretário para a execuçÃo do programa, os agricultores do município foram subdivididos em três regiões: norte, leste sul, e subdividido em 27 microrregiões. Ele explica que foi realizado um sorteio para ter uma sequência de trabalho. A primeira etapa iniciou: pela regiÃo leste as comunidades de Ilha Redonda, Esperança e Praia Verde. Na regiÃo foi às comunidades de Santo AntÃo e Baixa Diamantina. Na regiÃo sul as comunidades de Santa Maria Goreti, Gaúcha e Aléssio. “Quando estiver terminando essa rodada um novo sorteio será realizado para seguir os trabalhos para as outras comunidades. Estamos sendo bem vistos com esse programa, pois é um programa de grande valia para o município”, comenta.
Já o agricultor Marino Scheffler, da comunidade Esperança, evidencia que o programa Porteira Adentro incentiva o agricultor a permanecer no campo. Segundo ele, a ajuda que o programa oferece vai de encontro com as necessidades de cada agricultor. “É um trabalho muito bom, que poderia ser iniciado antes, pois é possível perceber no rosto dos agricultores a satisfaçÃo. É um trabalho que necessita ter continuidade, porém, é um pouco demorado pela falta de maquinários. Eu vejo como um projeto extraordinário”, comenta.
Scheffler utilizou o programa para melhorar o acesso em sua propriedade. “Adquiri uma quantia brita e as máquinas as trouxeram gratuitamente e foram espalhadas no pátio da minha casa, melhorando o acesso da propriedade e deixando esteticamente mais bonito. Mas sei que o programa beneficiou outros agricultores que precisaram de mais serviços”, frisa.
deixe seu comentário