Home Espinafre, brócolis e alimentos com vitamina E protegem os olhos da catarata

Espinafre, brócolis e alimentos com vitamina E protegem os olhos da catarata

Última atualização 29 de maio de 2015 - 14:32:38
Comer alimentos que contêm vitamina E, como espinafre, brócolis, sementes, nozes e azeite de oliva, pode reduzir em um quarto o risco de desenvolver catarata, doença ocular ligada a um processo de perda progressiva da transparência do cristalino. Uma das formas mais comuns da doença se manifestar é com o avanço da idade. Essa conclusÃo foi sugerida por meio de uma revisÃo de estudos feita em uma divisÃo de medicina da Universidade Qingdao, na China, e publicada no periódico Public Health Nutrition.
Através dos estudos, que compreendem 245 mil pessoas, foi descoberto que, geralmente, um nível adequado de vitamina E no sangue parece ter efeito protetor no que diz respeito às doenças oculares e, que consumir vitamina E por meio da alimentaçÃo ou suplementaçÃo reduz o risco de catarata ligada à idade em 27%.

>> Conheça alimentos que fazem bem aos olhos:

Ovo é indicado por ser fonte de luteína e zeaxantina, auxiliares na prevençÃo da evoluçÃo da degeneraçÃo macular.

Laranja é rica em carotenoides, nutrientes aliados da saúde ocular, que previnem um tipo de cegueira noturna.

Peixes, como salmÃo, sardinha e atum, sÃo excelentes fontes de antioxidantes (como ômega 3) que ajudam a combater a formaçÃo de radicais livres prejudiciais aos olhos

Cenoura é rica em carotenoides, nutrientes aliados da saúde ocular, que previnem um tipo de cegueira noturna

Linhaça é fonte de vitamina E e de ômega 3, 6 e 9, todos de extrema importância para tratamento do olho seco, uma alteraçÃo comum e desconfortável.

MamÃo é rico em carotenoides, nutrientes aliados da saúde ocular, que previnem um tipo de cegueira noturna.

Azeite de oliva: outra fonte de omega 3, vitamina E e polifenóis, também é um alimento indicado para prevenir degeneraçÃo macular.

“Os resultados do nosso estudo têm implicações clínicas e sanitárias importantes, já que diz respeito à prevençÃo da catarata ligada à idade”, diz Yufei Zhang, autor da pesquisa. “Uma diminuiçÃo estatística significativa do risco de desenvolver a catarata foi evidenciada com um maior aporte de vitamina E, a partir de 7 mg por dia”, completou.
A dose de vitamina E diária recomendada aos adultos é de 10 mg.



deixe seu comentário