Com mais de um bilhão de usuários no mundo, o Facebook deixou de ser apenas um espaço para reunir amigos e se tornou uma poderosa plataforma de negócios. O Grupo Escambo São Miguel do Oeste é um exemplo disso. Com menos de um ano de criação, o Grupo já tem mais de 5,6 mil membros. O fundador, Samuel Fernando Kretzel, de 23 anos, conta que não esperava tanta repercussão. “A ideia em criar o Escambo surgiu em uma aula de administração e empreendedorismo, quando o professor abordou as possibilidades que as redes sociais têm de gerar lucro. Então, criei o Escambo para possibilitar alguns negócios para mim”, detalha Samuel, que estuda Química em Guarapuava (PR).
Atualmente, mais de 400 pessoas acessam o Grupo diariamente para fazer negócios. São inúmeras opções de compra e venda acessíveis a todos os bolsos. Algumas opções chegam a ser inusitadas. “Já utilizaram o Escambo para doar porquinho da índia e até para vender uma vaca”, salienta Samuel. O canal também está ganhando outra característica, a de prestador de serviço. Samuel destaca que muitas pessoas estão usando o canal para procurar emprego, contratar pintor e outros serviços para casa e escritório.
A estimativa é de que pelo menos 60% dos negócios são concluídos no Grupo. Entre os produtos que estão na lista dos mais vendidos estão os sons automotivos, celulares e outros eletrÔnicos. Para colocar um produto à venda é preciso seguir regras. Samuel explica que elas têm o objetivo de estimular a negociação e evitar ofensas, além de deixar o canal mais dinãmico. Três moderadores controlam diariamente os comentários e materiais que são publicados.
REGRAS DO ESCAMBO
EMPRESAS QUE ANUNCIAM DEVEM SORTEAR PRODUTOS
Samuel diz que não tem o objetivo de ganhar dinheiro para sobreviver exclusivamente do Escambo. Segundo ele, muitas pessoas já lhe aconselharam a criar um site. “No entanto, criei o Escambo para as pessoas que querem vender algo que tem em casa sem precisar pagar caro para um intermediário”, justifica.
Atualmente, as empresas que anunciam no Grupo precisam colocar um produto à disposição para ser sorteado entre os mais de 5,6 mil membros. “Há alguns dias, sorteamos um som de um carro de uma empresa de acessórios automotivos”, menciona Samuel. Além disso, Samuel diz que cobra um valor de apenas R$ 15,00 para compensar as quase duas horas que ele passa deletando comentários e outras publicações indevidas.
QUEM SÃO OS USUÁRIOS DO FACEBOOK
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