A secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste tem desenvolvido diversas atividades voltadas à Saúde Bucal, especialmente com alunos de escolas públicas das redes municipal e estadual do município.A informação é da dentista Lucimara Teixeira Pinto “Lutty”, da saúde bucal da secretaria, a qual coordena o trabalho de todos os dentistas que atuam nas Estratégias de Saúde da Família – ESF.
Lutty explica que entre as atividades desenvolvidas está a escovação supervisionada, a qual é prevista nas Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal, sendo preconizada de várias formas, dependendo da epidemiologia relacionada à área de abrangência, assim como todas as ações relacionadas à Estratégia Saúde da Família.
Segundo o secretário de saúde, Airton Fávero, o Saúde Bucal está sendo incrementado com o protocolo de atendimento, aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde, o qual vem sendo colocado em prática pelas equipes da secretaria. Este atendimento é realizado mensalmente em escolas com índice mais alto de cárie, preconizado pela Organização Mundial da Saúde, e bimestralmente em escolas com índice mais baixo. Ele explica que a escovação será feita mensalmente, também nos locais de maior vulnerabilidade social, cujo cronograma será definido pela ESF, com a atuação de oito profissionais.
“O problema mais evidente que temos entre os educandos, é a cárie dentária com suas diversas complicações, além dos problemas ortopédicos e ortodÔnticos. E a escovação tem reduzido os índices de cárie dentária através do fortalecimento do hábito de higiene dental”, afirma Lutty.
Em todos os casos, os profissionais fazem a avaliação e quantificação da cárie dentária, informam aos alunos as necessidades de tratamento e solicitam que os mesmos procurem o agendamento e acolhimento da ESF para resolver seus problemas de saúde bucal.
A redução do CPOd (Dentes Cariados,Perdidos eObturados) mais efetiva ocorreu na ESF do bairro São Luiz, que passou de 2,49, em 2011, para 0,92, em 2013. “A profissional realiza escovação mensal há três anos e a redução foi bem significativa, pois um CPOd de 7 é considerado alto e passar de 2,49 para 0,92 é um resultado excelente”. Explica a coordenadora.
Ações de Saúde Bucal da Secretaria
deixe seu comentário