Home Equipe da Udesc visita região Extremo Oeste para elaboração do Plano Diretor da Estiagem

Equipe da Udesc visita região Extremo Oeste para elaboração do Plano Diretor da Estiagem

Última atualização 15 de abril de 2015 - 09:23:03

Foto: DivulgaçÃo
Nesta terça-feira, 13, uma equipe da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), estará em SÃo Miguel do Oeste para a produçÃo de um diagnóstico da regiÃo Extremo Oeste que será utilizado para elaboraçÃo do Plano Diretor da Estiagem. O Plano é uma açÃo do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Defesa Civil. Durante o dia, a equipe realizará reuniões com entidades e fará vistorias em propriedades do município.
O Plano Diretor da Estiagem desenvolvido pela Defesa Civil de Santa Catarina contempla 118 municípios do Grande Oeste Catarinense. De acordo com os primeiros levantamentos, o que contribui para o cenário de estiagem prolongada nesses municípios é o uso inadequado dos recursos naturais. O comparativo foi feito, através de informações da década de 1970.
Para se ter uma ideia da importância de ter um documento como o Plano Diretor da Estiagem, é só dimensionar o cenário, entre 1991 e 2012. Foram registradas 1.518 ocorrências de estiagem e ou seca, no Estado. A grande maioria, no Oeste Catarinense, 1.170 casos. Os municípios que tiveram maior volume de acontecimentos foram Coronel Freitas, 18 fatos, Itapiranga e Jaborá com 17 cada um.
Todo trabalho é desenvolvido por uma equipe interdisciplinar da Udesc e Fapesc. A primeira fase embasada em levantamentos teóricos/documentais foi coordenada pelos professores Mário Jorge Coelho de Freitas e Francisco Henrique de Oliveira.

deixe seu comentário