A Estação Experimental da Epagri em Caçador, no Oeste catarinense, realiza o Dia de Campo com palestra sobre de uso de drone para polinização de macieiras. O evento será na quarta-feira (9), a partir das 13h30. A programação inclui demonstração prática de voo, nos pomares de pesquisa da estação.
A polinização é um trabalho feito naturalmente por abelhas, mas que às vezes precisa de reforços. Segundo o pesquisador da Estação Experimental da Epagri no município, André Sezerino, é comum que as colmeias sejam alugadas para polinização. Os fruticultores usam entre duas e quatro colmeias por hectare e pagam cerca de R$ 80 para cada estrutura.
No entanto, ainda há pomares com problemas de polinização que usam produtos reguladores de crescimento para induzir a formação de frutos sem que ocorra polinização.
De acordo com a Epagri, a polinização manual também não é uma alternativa viável comercialmente. É empregada só em cruzamentos para melhoramento genético.
Conforme o órgão, a polinização por drones poderia ser um importante complemento ao processo natural em períodos de escassez de abelhas ou de baixa atividade.
Ao contrário das abelhas, a tecnologia pode operar no frio e à noite, além de compensar influências climáticas, como uma chuva que venha a lavar o pólen sendo produzido e dispersado.
Serviço
O quê: Dia de Campo sobre uso de drone para polinização em pomares de maçã, com demonstração de voo
Quando: quarta-feira (9)
Horário: a partir das 13h30
Onde: na Estação Experimental da Epagri, em Caçador, localizada na rua Abílio Franco, 1.500
Informações: (49) 3561-6800 / (48) 99678-1797
deixe seu comentário