REGIÃO
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) de São Miguel do Oeste lançará a Campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, sexta-feira, dia 23, às 19h, no auditório da Cãmara de Vereadores. “A construção de um mundo em que mulheres não sejam inferiorizadas, subjugadas e maltratadas simplesmente por serem mulheres também depende da indignação, participação e atuação delas”, salienta a presidente do Comdim, Ângela Chemin.
No Brasil, a Campanha iniciou no dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, e segue até 10 de dezembro, quando se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos. A Campanha é desenvolvida em nível internacional por instituições de direitos humanos e feministas, trabalhando datas que são marco histórico na luta das mulheres, como o dia 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres.
Em Tunápolis, com o objetivo de minimizar os índices da violência doméstica, o Centro de Referência em Assistência Social (Cras), juntamente com o Programa Ação e Cidadania, está realizando debates e reflexões sobre o Dia Internacional da Luta pela Não Violência Contra Mulheres.
Conforme a psicóloga do Cras, Elza QueliValduga, as dificuldades que a mulher possui em romper com a violência ocorrem por diversos fatores, como a ligação afetiva com o agressor, medo de sofrer uma violência ainda maior, vergonha dos vizinhos, dos amigos e da família, medo de prejudicar o agressor e os filhos, medo da prisão do pai de seus filhos, culpa ou responsabilidade pela violência que sofre.
Em ãmbito regional, profissionais da Educação participaram na semana passada, no auditório da Gerência Regional de Educação (Gered) de São Miguel do Oeste, de uma palestra sobre prevenção e combate a violência sexual infanto-juvenil. O evento contou com a presença dos professores de ciências e artes do município de São Miguel do Oeste e dos responsáveis pelo Núcleo de Prevenção das 19 unidades escolares da rede estadual pertencentes à Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR).
A palestra foi promovida em parceria entre a Regional de São Miguel do Oeste; Secretaria Municipal da Educação; Promotoria da Infãncia e da Juventude, Delegacia da Mulher, Criança e Adolescente e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Na oportunidade foi apresentada a cartilha “Turminha Falar é Legal”, que faz parte do projeto de prevenção e combate a violência sexual.
deixe seu comentário