Home Entidades de Chapecó lançam campanha para reduzir número de vereadores

Entidades de Chapecó lançam campanha para reduzir número de vereadores

Última atualização 12 de agosto de 2015 - 16:33:58
Uma campanha para reduzir os número de vereadores de 21 para 15 foi lançada na manhà desta quarta-feira, no Centro Empresarial de Chapecó, pela AssociaçÃo Comercial e Industrial de Chapecó (Acic), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato do Comércio da RegiÃo de Chapecó (Sicom).

O objetivo é recolher pelo menos 6.847 assinaturas, o que corresponde a 5% do eleitorado do município, para encaminhar um projeto de iniciativa popular à Câmara de Vereadores, propondo a diminuiçÃo de seis cadeiras já para 2017. Para isso ele precisa ser apreciado até 30 de junho de 2016.

– Nosso objetivo é encaminhar o projeto até janeiro – calculou o secretário executivo do Sicom, Eduardo Perrone, que apresentou o projeto.

A coleta de assinaturas começa no domingo. Ele afirmou que o objetivo da proposta é reduzir os custos em R$ 3,2 milhões por ano. Cada vereador recebe vencimentos de R$ 9 mil.

Uma mudança constitucional de 2009 permitiu que cidades entre 160 mil e 300 mil habitantes tivesse até 21 vereadores.

Em Chapecó a Câmara de Vereadores aprovou um aumento de cadeiras de 12 para 21, o que passou a valer já na eleiçÃo de 2012.

As entidades empresariais reclamam que a mudança nÃo foi discutida com a populaçÃo.

O presidente da Sociedade Amigos de Chapecó, Cláudio Kracker, que apóia a mudança, disse que o número de vereadores proporcionalmente seria de 14 a 15, atingindo 21 só quando chegasse a 300 mil habitantes.

O presidente do Acic, Bento Zanoni, disse que o país vive um momento de ajustes e que é necessário fazer mais com menos.

Durante o lançamento da campanha “Chega de Faz de Conta”, que tem o apoio de 21 entidades, houve manifestações e apoio e também alguns questionamentos, como a reduçÃo da representatividade e aumento de custos para se eleger um vereadores.

Os representantes das entidades empresariais entendem que o número de 15 vereadores é suficiente.

O presidente da Câmara de Vereadores, Valdemir Stobe, disse que inicialmente é a favor da manutençÃo de 21 vagas, pelo crescimento da cidade e da representatividade.

Mas pretende ouvir as entidades e também os vereadroes a partir de segunda-feira.

– Vamos debater isso pois estamos dispostos a ajudar- declarou.

Stobe afirmou que a Câmara já reduziu de três para dois o número de assessores por vereadores e que o legislativo sempre devolve recursos para o município, pois nÃo gasta tudo o que tem direito.

deixe seu comentário