Enem 2020 em SC: Movimento em frente ao Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis na abertura dos portões — Foto: Diogenes Pandini/NSC
Depois de um primeiro dia de provas marcado por filas e com candidatos impedidos de entrar nas salas em Florianópolis, a segunda fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está marcada para acontecer no domingo (24). Alguns candidatos catarinenses que conversaram com o G1 SC sobre a expectativa para o primeiro dia de provas também compartilharam o que estão esperando para o segundo e último dia do exame – confira mais abaixo.
Os portões serão abertos às 11h30, e fechados às 13h. As provas começam às 13h30. No estado são 118.197 inscritos, mas o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) informou que só 55.809 estiveram no local de provas no primeiro dia e não detalhou quantos pediram reaplicação.
Os estudantes terão que enfrentar 5h de prova para responder a 90 questões de múltipla escolha (45 de Matemática e suas Tecnologias e 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias).
– Mariah Koerich Pereira de 19 anos, que vai fazer a prova na capital espera ir melhor nas questões de Matemática. A questão sanitária preocupou a aluna no último domingo.
Segundo ela, no seu local de prova não houve nenhum impedimento de entrada de alunos, como aconteceu no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mas nem por isso a prova foi mais tranquila. “Eu me senti bem insegura no meu local de prova. Ninguém foi barrado, as salas estavam bem cheias, não houve distanciamento de um metro e meio entre os candidatos. E na minha sala por exemplo, não tinha nenhuma janela. Foi preocupante”, disse a aluna.
No domingo, dia 17, a Secretaria de Saúde de Florianópolis informou que os fiscais não tinham constatado irregularidades em relação às normas sanitárias nos locais onde houve fiscalização após reclamações.
– Já para Nicole Louise, que fez a prova no Espaço Físico Integrado (EFI) na UFSC, onde houve registro de alunos barrados e confusão, a expectativa é de uma melhor organização na aplicação das provas no próximo domingo. “Minha expectativa é para uma organização melhor em relação à entrega das provas, pois a minha demorou meia hora para ser entregue. A matéria que me darei melhor será física e a mais complicada é matemática, mas estou estudando para dar o meu melhor!”, afirmou Nicole.
– Eduarda Martins Schmidt, de 17 anos, também se sentiu apreensiva no último domingo, tanto em relação da Covid-19, quanto ao conteúdo, mas acredita que deve se sair melhor em biologia nesta próxima fase do exame. “[Para o próximo domingo] estou mais tensa, para mim é mais difícil. Acho que cálculo envolve muito mais raciocínio e no momento fico muito ansiosa e preocupada, o que atrapalha um pouco o desenvolvimento na hora da prova”, disse a estudante
No domingo ela quase foi umas das pessoas barradas no local da prova da UFSC, mas conseguiu realizar a prova. “No prédio que fiquei ficou estipulado que só ficariam 28 pessoas por sala, eles falaram que o Inep iria avisar o próximo dia que seria remarcado a prova. Mas não saímos de lá e esperamos para ver o que iria resultar. No fim eles conseguiram realocar a gente em novas salas. Rolou um transtorno e perda de tempo, mas consegui fazer a prova”,explica.
Relembre o 1º dia de Enem em SC
O movimento foi tranquilo nos locais de prova de Florianópolis nas primeiras horas, mas por volta das 12h, começou a ter formação de filas.
No decorrer das horas, com a chegada do horário de fechamento dos portões, alguns candidatos foram informados nos locais do Exame na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que teriam de voltar outro dia para reaplicação da prova para evitar lotação nas salas.
No domingo (17), a UFSC informou que o Inep retirou carteiras da sala na última hora para atender capacidade acordada de 40%.
Abstenção
Dos 118.197 inscritos para realizar a prova do Enem 2020 em Santa Catarina, somente 55.809 compareceram no primeiro dia de provas no domingo (17). O índice de abstenção dos concorrentes catarinenses ficou em 52,8%, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep).
A taxa de abstenção em Santa Catarina foi a maior da região Sul do Brasil. Paraná registrou 52,2% e Rio Grande do Sul ficou com 51,9%. A média nacional foi de 51,5%. No entanto, o Inep não esclareceu ao G1 SC se o índice de abstenção incluí ou não os candidatos impedidos de entrar nos locais de provas por causa da lotação da sala.
Em Santa Catarina, 56 municípios tiveram aplicação de provas em 4.547 salas.
Reaplicação
O Inep disse ao G1 SC que quem se sentiu prejudicado pode informar o ocorrido e que “participante afetado por problemas logísticos durante a aplicação poderá solicitar a reaplicação do Exame em até cinco dias após o último dia de aplicação”. A reaplicação está prevista para 23 e 24 de fevereiro.
deixe seu comentário