Encontro Regional de Mulheres Cooperativistas reuniu quase duas mil pessoas
Última atualização 29 de setembro de 2015 - 09:36:57
Sucesso é a palavra que resume o Encontro Regional de Mulheres Cooperativistas, que aconteceu nos dias 22/9 em Itapiranga, e 24/9 em Palmitos. Quase duas mil pessoas que fazem parte da Cooper A1 e das cooperativas do sistema Sicoob, Oestecredi e Creditapiranga, participaram dos eventos, que foram uma verdadeira festa em celebraçÃo a força feminina no cooperativismo da regiÃo.
A emoçÃo tomou conta dos encontros com uma programaçÃo especial, alusiva aos 15 anos de sucesso do programa Mulher A1/Sicoob, este que é o primeiro e um dos maiores programas sociais de Santa Catarina voltado exclusivamente a mulheres cooperativistas. Homenagens, depoimentos de gestores, presença de pessoas importantes que fazem parte da história das cooperativas e do programa, bem como apresentações da companhia artística Espaço Sou Arte, fizeram do Encontro Regional 2015 o melhor de todos os tempos, segundo a avaliaçÃo das próprias mulheres.
Na abertura, gestores das cooperativas reforçaram a relevância da mulher no cooperativismo, e como o Mulher A1/Sicoob se tornou uma ferramenta para auxiliar na transformaçÃo da mulher cooperativista, para o aumento de sua autoestima e aperfeiçoamento de suas habilidades profissionais. O presidente da Cooper A1, Elio Casarin disse que as cooperativas sÃo conscientes da importância da mulher para o desenvolvimento do cooperativismo e da gestÃo dos negócios. “Há 15 anos o Mulher A1/Sicoob reflete na maior integraçÃo familiar, o que melhora a vida das famílias associadas e, com certeza, gera o fortalecimento das cooperativas”, afirmou.
Os encontros também tiveram a presença dos presidentes do Sicoob Oestecredi, Lauri Inácio Slomski, e da Creditapiranga, José Adalberto Michels, do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de SC, Herneus de Nadal, além de demais autoridades do cooperativismo e políticas. Em Palmitos, a presença especial do ex-presidente Luiz Temp, que foi um idealizadores do programa, e em vídeo Laine de Nadal, que foi uma das apoiadores e incentivadoras do Mulher A1/Sicoob.
Grande festa
Em Itapiranga, no dia 22, participaram, do evento, realizado no Complexo Oktober, mulheres de Itapiranga, SÃo JoÃo do Oeste, Tunápolis, Iporà do Oeste, Santa Helena, Belmonte, Descanso e Vista Gaúcha (RS). Já em Palmitos, o SalÃo Paroquial recebeu convidadas dos municípios de SC: Palmitos, Caibi, Riqueza, Mondaí; e do RS: Alpestre, Novo Tiradentes, Rodeio Bonito, Erval Seco e Planalto.
Um dos pontos altos do encontro foi a participaçÃo da companhia artística Sou Arte. Nos dois dias, a equipe formada por bailarinos, profissionais do circo e de teatro, presentearam as participantes com belos espetáculos. Uma oportunidade única que as mulheres tiveram, de acesso à cultura e entretenimento. Em todos os números, houve interaçÃo com o público, mensagens de fazendo com que o mesmo nÃo fosse apenas um mero espectador, mas parte fundamental do espetáculo.
Para a equipe que está à frente do programa e dos eventos realizados, O Encontro Regional 2015 superou as expectativas. Foram momentos de integraçÃo, cultura e diversÃo que foram proporcionados às mulheres. O coordenador de promoçÃo social da Cooper A1, Lucinei Rodrigo Bohn reforça: “Os eventos estiveram à altura do trabalho desenvolvido com as mulheres nestes 15 anos. Agradecemos o apoio de todos os evolvidos, que auxiliaram na realizaçÃo dos eventos”. Segundo Lucinei o objetivo, agora, é continuar levando conhecimento e desenvolvimento às mulheres através do Mulher A1/Sicoob. “Vamos continuar trabalhando para que o programa continue sendo referência e transformando a vida das famílias associadas”.
Mulher A1/Sicoob
O programa Mulher A1/Sicoob iniciou no ano de 2000 buscando valorizar, fortalecer, integrar e incentivar ainda mais a participaçÃo da mulher na vida da Cooper A1. Além disso, levar conhecimento e capacitaçÃo, contribuindo com o aumento da autoestima.
O projeto foi pioneiro em Santa Catarina e se tornou referência no Estado. Atualmente envolve mais de 1.500 mulheres, associadas, esposas, ou filhas de associados da Cooper A1 e/ou das cooperativas do sistema Sicoob, Oestecredi e Creditapiranga. SÃo 70 Núcleos Femininos Cooperativistas nas comunidades dos 17 municípios da área de atuaçÃo da Cooper A1.
O planejamento anual inclui três reuniões de núcleo, bem como, treinamento, cursos e eventos paralelos. Também na agenda, o Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas e treinamentos das líderes de cada núcleo. Os núcleos também promovem eventos independentes, como ações sociais em suas comunidades e intercâmbios.
deixe seu comentário