O governador Raimundo Colombo inaugurou, neste sábado, 5, em Iraceminha, no Extremo-Oeste, a pavimentação asfáltica entre a BR-282 e o Distrito de São José do Laranjal. O investimento para a execução do asfalto, incluindo a construção de uma ponte sobre o Rio Fortaleza, foi de R$ 8,5 milhões.
Colombo disse que o acesso vai possibilitar a maior integração da comunidade com o município e com outras regiões, encurtando distãncias, diminuindo custos do transporte, reduzindo tempo de deslocamento das pessoas e melhorando as condições de acesso a unidades de saúde e educação. “Com essa obra, o Estado está reconhecendo e valorizando um pouco do que recebe por meio da produção e do trabalho desse povo. Aqui é uma região que se desenvolveu muito, e para que continue neste ritmo, boas estradas são fundamentais”, disse Colombo.
O trecho de acesso ao Distrito de São José do Laranjal compreende 7,2 quilÔmetros de extensão. Aproximadamente duas mil pessoas utilizam a rodovia, sendo os moradores das comunidades de Pavão, Sabiá, Nova Ibarama, Três Irmãos, Santa Fé, Esplendor, Marrecas e Sete Amigos.
A pavimentação é de fundamental importãncia, pois cerca de 90% da população do distrito e das comunidades próximas dependem diretamente da agricultura, com destaque para a avicultura, suinocultura, bovinocultura e produção de soja, milho e fumo. Na fruticultura, destaca-se a produção de pêssego, abacaxi e uva.
O prefeito de Iraceminha, Bruno Roberto Pan, informou que a cultura da videira é a responsável por levar o distrito de São José do Laranjal e o município de Iraceminha a serem conhecidos em todo Estado, pois envolve, além da obtenção de renda, o resgate da tradição e a manutenção da cultura dos imigrantes. “O acesso asfáltico ao distrito beneficiará toda população, alavancando o desenvolvimento e facilitando o escoamento da produção”, afirmou.
Comunidade comemora o acesso pavimentado
Um dos moradores do Distrito de São José do Laranjal, Celestino Tumelero, disse que a pavimentação era aguardada pela população há muitos anos. Conforme ele, o acesso vai ajudar no comércio, indústria, agricultura e também na melhoria do acesso à Escola Estadual Balbino Martins. “Agora teremos mais integração entre as comunidades. Outro ponto que atrapalhava era quando chovia e alguns trechos ficavam intransitáveis, comprometendo a locomoção dos moradores e o escoamento da produção.”
O produtor rural e proprietário de indústria de vinho, Vilson Ghisleri, informou que trabalha com o cultivo de 30 a 40 toneladas de uva para a produção do vinho, que gira em torno de 25 mil litros por ano. “Ter esse acesso asfaltado facilitará a distribuição dos produtos e o recebimento da matéria-prima. Este é um grande passo para o Distrito de São José do Laranjal, pois, em alguns casos, deixamos de vender pela dificuldade de acesso que havia antes da chegada do asfalto.”
A empresária do Distrito de São José do Laranjal, Cristina Foresti, trabalha com a venda de galhos de flores artificiais e arranjos. Ela relatou algumas dificuldades encontradas sem a pavimentação. “Estamos há sete anos no mercado e nossa maior dificuldade sempre foi o acesso à empresa. Sempre tivemos muitas dificuldades, principalmente, na entrada dos contêineres com a matéria-prima. Se estava molhado, não tinha como entrar devido ao barro. Se estava muito seco, as curvas se tornavam perigosas. Muitas vezes, tínhamos que buscar a mercadoria em outra cidade, gastando em frete. Com a chegada do asfalto, será possível a expansão da empresa, pois, com certeza, a clientela aumentará e a distribuição de nossa mercadoria ficará muito melhor”, disse.
deixe seu comentário