EM BUSCA DO NARIZ IDEAL ATRAVÉS DO BISTURI
Última atualização 2 de março de 2017 - 11:04:16
Ou o espelho nÃo tem sido amigo dos brasileiros, ou, os brasileiros gostam e cultuam o corpo mais que em outros países. Fato é, que o Brasil ocupa 2ª posiçÃo no mundo em procedimentos plásticos em 2015, com 1,22 milhÃo de procedimentos, de acordo com o dado da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC). E as mulheres representam 87,2% das pessoas que fizeram cirurgia plástica.
Contudo, o país lidera no mundo quando o assunto é rinoplastia, ou, plástica no nariz, com 65.120 mil procedimentos. A rinoplastia é indicada quando o paciente aponta uma queixa estética no nariz que pode ser corrigida por um procedimento cirúrgico – dorso alto, ponta gordinha ou ponta caída, nariz torto, dentre outros. Porém, o médico precisa avaliar se, de fato, o paciente é um bom candidato à cirurgia, ou nÃo.
É importante que o paciente tenha consciência dos riscos e do resultado da cirurgia. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica orienta que é preciso um desejo verdadeiro e pessoal de mudança e, nÃo, de uma vontade passageira, ditada por modismos ou terceiros. Para isso, tiramos às dúvidas de uma jovem de 22 anos, de Chapecó, que nÃo quer se identificar, mas que quer diminuir o tamanho do nariz.
Em forma de entrevista ping pong, a cirurgià plástica e responsável técnica da Clínica La Forme, Tainara Cassol, responde as dúvidas da jovem.
– Dra. Tainara, atualmente a rinoplastia é o procedimento mais procurado em Chapecó?
NÃo, ainda temos a lipoaspiraçÃo e a prótese mamária como as cirurgias mais realizadas. Embora, a rinoplastia seja uma cirurgia muito procurada na nossa regiÃo, em funçÃo da colonizaçÃo local de alemÃes e italianos, que tendem a ter um nariz mais avantajado.
– A cirurgia estética do nariz deixa cicatrizes?
NÃo existe cirurgia sem cicatrizes, no entanto, algumas sÃo mais e, outras, menos visíveis. A cirurgia estética do nariz pode ser realizada através de duas técnicas: aberta (exorrinoplastia), a qual deixa uma cicatriz visível na regiÃo do nariz chamada de columela e a técnica fechada (endorrinoplastia), a qual nÃo deixa cicatrizes visíveis. A escolha da técnica depende da necessidade de cada paciente e da experiência de cada profissional.
– Essa cirurgia tem um custo elevado? O serviço público, talvez, atende esses procedimentos plásticos?
Falar em custo elevado, ou nÃo, é difícil, pois depende da condiçÃo financeira de cada um. O SUS, assim como qualquer plano de saúde nÃo custeia a rinoplastia estética.
– O paciente escolhe como deixar o nariz, ou, você palpita de que forma é melhor deixá-lo?
O paciente até pode colocar o que gostaria como resultado, mas costumo dizer que vamos melhorar o nariz que cada um já possui. Analisamos a face do paciente, as proporções, as linhas e, através disso, “palpitamos”. Ou seja, nÃo se trata de palpite, trata-se de embasamento científico.
– O resultado é imediato?
O resultado da rinoplastia é um dos que mais demora a aparecer. Apenas 50% do edema (inchaço) regridem no primeiro mês de pós-operatório. Costuma-se falar em um ano para termos o resultado definitivo.
– Dra. Tainara, como ficará minha respiraçÃo após a cirurgia?
Caso o paciente nÃo tenha queixa respiratória prévia, nÃo será abordado o tratamento funcional. Passado o primeiro mês, com a melhora do edema, voltará a respirar normalmente.
– Quanto tempo de recuperaçÃo após a operaçÃo?
A recuperaçÃo da rinoplastia é uma das mais tranquilas. Embora feio aos olhos de quem vê, é um pós-operatório pouco doloroso. Dependendo do tipo de trabalho, o paciente consegue retornar em menos de uma semana.
– Sofro de coriza constante, a cirurgia poderá aliviar este sintoma?
A rinoplastia estética nÃo trará benefícios em relaçÃo à coriza. Já em casos de dificuldade respiratória, pode-se, sim, haverem benefícios.
– Quanto tempo demora a cirurgia?
O tempo cirúrgico depende de cada profissional e de cada caso, mas podemos falar em tempo entre duas a quatro horas.
– Quais os cuidados necessários no pós-operatório?
Os cuidados no pós-operatório sÃo diversos, mas os mais importantes sÃo: nÃo praticar esforço físico, dormir de barriga para cima e nÃo tomar sol por um mês; nÃo usar óculos sem o suporte nasal indicado por três meses.
– Há dor no pós-operatório?
Esta é uma das cirurgias com MENOR dor no pós-operatório de todas realizadas na cirurgia plástica.
– Ainda sÃo usados aqueles tampões nasais após a cirurgia?
Os tampões nasais que deixaram tantas pessoas traumatizadas no passado estÃo em desuso. Hoje, apenas usamos splints nasais quando trabalhamos no septo nasal. Ou seja, pós-operatórios bem mais tranquilos!
POPULARIZAÇÃO
Seguindo a tendência da regiÃo, a cirurgia plástica mais popular no Brasil em 2015, também foi a lipoaspiraçÃo, seguida pelo implante de silicone nas mamas e da cirurgia da pálpebra.
Em comparaçÃo aos outros países, o Brasil é campeÃo em cirurgias da pálpebra, reduçÃo das mamas, aumento do bumbum por implante ou por transferência de gordura e cirurgia íntima feminina.
deixe seu comentário