A votação das Eleições 2012 ocorrerá em 7 de outubro, das 8h às 17h (horário de Brasília), quando serão escolhidos candidatos para dois cargos: vereador e prefeito.
O eleitor votará inicialmente para vereador, devendo apertar os cinco dígitos do número do seu candidato na urna eletrÔnica. O voto seguinte será para prefeito, que tem dois dígitos.
Para treinar na urna, o cidadão pode usar osimulador do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A Justiça Eleitoral recomenda que se leve uma “colinha” para não esquecer os números dos candidatos na hora de votar.
A lista dos candidatos de cada município pode ser conferida nosite do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarinaou nos locais de votação.
A ordem de quem tem preferência para votar é a seguinte: candidatos; juiz eleitoral de 1º grau; juízes dos tribunais eleitorais; funcionários a serviço da Justiça Eleitoral; promotores públicos a serviço da Justiça Eleitoral; policiais militares em serviço; idosos, enfermos, eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida, grávidas e lactantes.
Os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida poderão, ao votar, ser auxiliados por pessoa de sua confiança, ainda que não tenham requerido isso antecipadamente ao juízo eleitoral. A autorização caberá então ao presidente da mesa receptora de votos.
As pessoas que auxiliarem os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida não poderão, contudo, estar a serviço da Justiça Eleitoral, de partido ou de coligação. Essa assistência, por fim, deverá ser registrada em ata.
No dia da eleição, os cidadãos só poderão realizar manifestação individual e silenciosa de sua preferência por partido, coligação ou candidato, que poderá ser demonstrada exclusivamente através de bandeiras, broches, dísticos e adesivos. Camisetas não serão autorizadas.
Na cabina de votação, é vedado ao eleitor portar telefone celular, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto. Esses itens deverão ficar retidos com os mesários enquanto o cidadão estiver votando.
Após o término da votação, as mídias de resultado das seções serão retiradas das urnas eletrÔnicas e levadas aos cartórios eleitorais, onde ocorrerá a totalização dos resultados e a transmissão dos dados ao TRESC.
Como o espaço dos cartórios é limitado, o acesso será restrito à equipe da Justiça Eleitoral, à fiscalização dos partidos e à imprensa credenciada.
A apuração dos votos poderá ser acompanhada nainternet, em tempo real,e também pelo sistema Divulga, disponível paradownload no site do TSE.
deixe seu comentário