Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TSE), as mais de 5 milhões e 200 mil pessoas em Santa Catarina aptas a votar nas eleições municipais deste ano devem encontrar mudanças no dia da eleição.
Muitas delas serão para evitar as aglomerações que elevam o risco de transmissão do novo coronavírus. As eleições municipais deste ano foram adiadas em razão da pandemia.
Segundo informações da Chefe do Cartório Eleitoral de Palmitos, Clair Pagel, com o novo calendário, aprovado em julho pela Câmara dos Deputados, o primeiro turno acontecerá em 15 de novembro.
Já o segundo turno, previsto apenas para cidades com mais de 200 mil eleitores, foi marcado para 29 de novembro.
Além da mudança no calendário, o atual presidente do TSE ministro Luís Roberto Barroso comunicou outra modificação.
Não haverá a identificação biométrica do eleitor.
A medida é necessária para minimizar o risco de contágio nas seções eleitorais. A demora no processo de reconhecimento biométrico também foi considerada para a tomada de decisão.
No documento divulgado pelo TSE, máscaras, álcool gel e líquido, além de marcadores de chão foram listados como necessários nas sessões de votação.
Outra mudança que pode ser aplicada nessa eleição é a extensão do horário de votação.
O pleito, que geralmente acontece das 08h00 às 17h00 em todas as unidades da federação, pode ter horário ampliado para que se diminua a chance de aglomerações.
deixe seu comentário