Home Egressos celebram os 24 anos da URI

Egressos celebram os 24 anos da URI

FREDERICO WESTPHALEN – As comemorações dos 24 anos da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) de Frederico Westphalen contaram com momentos festivos e que também serviram para que a Universidade recebesse com carinho muitos dos que passaram e hoje levam o nome da instituiçÃo a diferentes lugares. A presença de egressos de vários cursos durante a realizaçÃo das Semanas Acadêmicas ou eventos específicos para recebe-los, marcou o mês de maio. Foram diversos os encontros e alguns relatos de egressos que participaram das atividades referentes aos 24 anos.
Durante a programaçÃo da Semana do Egresso da URI, o curso de Ciência da ComputaçÃo recebeu, no dia 11 de maio, o empresário Jeferson Hoelscher, egresso e proprietário da empresa Dintec Sistemas. Ele falou sobre a trajetória de vida, a motivaçÃo de escolher a URI e o curso de Ciência da ComputaçÃo e como empreendeu seus negócios. Para o professor Marcos Ritterbuch, docente na disciplina de Computador e Sociedade, momentos como estes sÃo importantes, pois as experiências que sÃo repassadas corroboram com o que é abordado em sala de aula e esclarecem dúvidas quanto ao futuro profissional dos acadêmicos.
Nos dias 09, 10 e 11 de maio o curso de Ciências Biológicas recebeu os egressos Ivan Carlos Viana, que atua como biólogo na Área de Licenciamento Ambiental; Davi de Oliveira, biólogo Laboratorista na Ufsma/Cesnors e Luiz Paulo Franken, biólogo e Engenheiro de Alimentos. Já o curso de Ciências Contábeis, vai realizar a Semana do Egresso em setembro, junto com a semana acadêmica. No evento serÃo realizadas tarefas internas de identificaçÃo e localizaçÃo de egressos por meio da criaçÃo de grupos no Face e no Watsapp com a finalidade de ampliar os contatos.
Os egressos de Enfermagem foram destaque na Semana Acadêmica. Os depoimentos dos diplomados da residência multiprofissional foi um dos temas do evento este ano. Segundo a professora Adriana Rotoli, foi envolvido os egressos em todo o evento como supervisores dos estágio. As Engenharias Civil e Elétricas também promoveram o encontro dos acadêmicos com os egressos dos cursos nas atividades realizadas durante as Semanas Acadêmicas. No evento, os egressos participaram com palestrantes e abordaram os assuntos pertinentes a temática durante suas falas, assim englobando a Semana do Egresso com a Semana Acadêmica.
No dia 18 de maio, os egressos de farmácia, Rodrigo Lanzam que atua como farmacêutico da 19ª Coordenadoria Regional de Saúde de Frederico Westphalen, Claudia Bassanello, farmacêutica da Vigilância Municipal de Frederico Westphalen, Francine Bins e Gabriela Fauer, farmacêuticas da Dermapelle Farmácia de manipulaçÃo participaram do evento promovido pelo curso. Na oportunidade, os egressos compartilharam com os acadêmicos suas trajetórias acadêmicas e profissionais, as dificuldades encontradas e o que o curso de Farmácia contribuiu nessa caminhada.
Os acadêmicos do curso de Letras participaram no dia 16 de maio, da Semana do Egresso. Participaram do evento os egressos Evaldo Frizon, que hoje é diretor da Escola Sepé Tiaraju em Frederico Westphalen, Clei Senira Giehl, que atua como agente de cultura e lazer e também como professora da Rede Estadual de Ensino, Cleusa Maria Brondani Ulbriki que trabalha como designer gráfico e Silvano Faccin, vice-prefeito de Caiçara. Os egressos destacaram a formaçÃo de excelência que receberam e os impactos desta formaçÃo na atuaçÃo profissional. A acadêmica Ana Julia Joaquim do I semestre de Letras disse que a noite dos egressos proporcionou uma conversa com quatro profissionais já graduados que mostraram que existem várias oportunidades possíveis além da sala de aula.
Acadêmicos e professores do curso de Química Industrial participaram das atividades da Semana do Egresso realizadas entre os dias 09 e 12 de maio. As egressas Marcia Veroneze Bisol, gerente industrial da empresa 3 Tentos Agroindustrial S/A, de Ijuí – RS, que atua na área de produçÃo de alimentos e biodiesel Gabriela M. Pompeu Queiroz, que atua na área Ambiental na parte de tratamento de águas e efluentes, na Companhia Riograndense de Saneamento Básico – Corsan de Seberi – RS compartilharam experiências com os acadêmicos e professores do curso.
Elas falaram sobre as trajetórias acadêmicas, experiências vivências desde o ingresso no curso de Química da URI-FW até sua atuaçÃo profissional no mercado de. De acordo com a coordenadora do curso de Química Industrial, professora Paula Balestrin, momentos como este sÃo de suma importância para a formaçÃo dos acadêmicos, pois além de serem ricos na troca de experiências e conhecimentos, mostram aos acadêmicos as diversas áreas de atuaçÃo do profissional da Química através de exemplos concretos que sÃo os egressos fazendo a diferença no mercado de trabalho.
O curso de Pedagogia reuniu seis egressas durante a Semana destinada ao ex-alunos do curso, que também foi realizada em maio. A professora Elisiane Lippi, egressa do Curso de Pedagogia enfatizou o reconhecimento da comunidade à qualidade da formaçÃo oferecida pela URI. A egressa Carine Mello atua como coordenadora pedagógica no ensino médio e como professora do 2º ano do ensino fundamental falou sobre o processo de alfabetizaçÃo. Katiucia Daniela Magahim relatou sua experiência de atuaçÃo na ala Psiquiátrica do Hospital Divina Providência de Frederico Westphalen como Pedagoga. Inês Regina Chini, Coordenadora Pedagógica da EducaçÃo Infantil e dos Anos Iniciais do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora compartilhou a experiência profissional, abordando os saberes necessários para a atuaçÃo na gestÃo escolar e os desafios para a profissÃo hoje. E Cleuza Mariza Kiviatosz Sponchiado resumiu a importância da participaçÃo no evento dizendo: “A semana do egresso em Pedagogia foi para mim uma oportunidade ímpar de demonstrar a importância da formaçÃo que o curso oferece ao pedagogo, para sua atuaçÃo nos diferentes espaços escolares, bem como em todo o mercado de trabalho”.
O curso de Psicologia realizou nos dias 10 e 11 de maio o encontro com Egressos. Os convidados falaram aos acadêmicos sobre a psicologia clínica e a psicologia de pesquisa. Tatieli Peixoto Signori, psicóloga Técnica responsável pela Clínica Escola do Curso de Psicologia URI/FW, Especialista em Terapia Sistêmica, Individual, Casal e Família, pelo Centro de Estudos da Família e do Indivíduo de Porto Alegre – RS e Sabrina Koch, Psicoterapeuta na Clínica-escola de Psicologia da URI-FW palestraram aos alunos. Os egressos do curso de Superior de Tecnologia em Agropecuária participaram da Semana do Egresso com atividades práticas. O Curso de Hidroponia, IrrigaçÃo e FertirrigaçÃo, ministrado por Cléber Renato Zortéa. O tema fez parte da formaçÃo de duas turmas nos dias 09, 10, 11 e 12 de maio. O Egresso Renato Luis de Oliveira, falou sobre Crédito Orientado para os alunos dos 3º, 5º e 7º semestres.
No dia 16 de maio, o Curso de EducaçÃo Física realizou o evento “Diálogo com o Egresso”. Participaram os egressos Aline Felippi, Claudinara Anezi de Souza, Fernanda Cocco, Denize Padilha, Vicente José Dagios, Fabio André Frigeri e Giandney Paulo Favin. O objetivo do evento foi proporcionar um momento de reflexÃo sobre a carreira possibilitando aos alunos pensarem e planejarem suas trajetórias profissionais. A Semana dos Egressos do curso de Direito foi realizada durante o Seminário Jurídico, que aconteceu entre os dias 30 de maio e 03 junho. No encontro, cinco egressos falaram sobre as atividades que exercem após o termino da graduaçÃo.

deixe seu comentário