O egresso do Curso de Direito da Unoesc de São Miguel do Oeste, Lucas Manfrin, foi aprovado em um disputado concurso público para procurador federal. O concurso para o cargo recebeu a inscrição de 14.193 candidatos de todo o País. O resultado final foi divulgado e homologado recentemente.
De acordo com Lucas, durante o curso de formação realizado em Brasília, o procurador geral federal, Marcelo de Siqueira Freitas, informou que todos os candidatos aprovados deverão ser nomeados até junho de 2015. Os aprovados poderão exercer atribuições em qualquer município do Brasil, que seja sede da Procuradoria Federal.
Para ser aprovado, Lucas teve que ter uma rotina disciplinada de estudos por aproximadamente três anos. Ele conta que, por alguns períodos, chegou a estudar até 11 horas diárias e, com a proximidade das datas das provas, os sábados e domingos foram incluídos no calendário de preparação.
A seleção para o cargo foi composta por duas etapas. Na primeira etapa, os candidatos foram submetidos à prova objetiva, inscrição definitiva, provas discursivas, prova oral, sindicãncia de vida pregressa, todas de caráter eliminatório, além da avaliação de títulos de caráter classificatório. Já, a segunda etapa contou com apenas uma fase, a do Programa de Formação, que tinha caráter eliminatório e classificatório.
Lucas concluiu a graduação em Direito, em 2009, na Unoesc de São Miguel do Oeste. “Quando escolhi o Curso visualizei uma boa oportunidade profissional. Direcionei os estudos aos concursos, porém nunca descartei a advocacia privada. Com o passar do tempo, foi nos concursos públicos que fui definindo a minha vida”, salienta o egresso que, atualmente, é Oficial de Justiça.
deixe seu comentário