O ano letivo teve início em São Carlos no dia 10 de fevereiro, com 981 alunos matriculados na rede municipal, que atende desde a creche até o nono ano. Segundo a secretária de Educação, Rosane Hansen, a organização do ano letivo segue em andamento, com ajustes na contratação de professores. Seis chamadas foram realizadas por meio do edital do processo seletivo, mas ainda há cargos a serem preenchidos.
A rede municipal conta com aproximadamente 140 a 150 servidores, número que pode sofrer alterações com novas contratações. No município, três escolas municipais atendem os estudantes: Escola Nicolau Gouverneur, em Balneário de Pratas, Escola Jorge Annecken, localizada no bairro Bela Vista, e Escola Mário Xavier dos Santos, no distrito de São João. Além dessas, existem duas pré-escolas, Criança Feliz e Aquarela, que serão unificadas, além de um pré-escolar no bairro Cristo Rei, vinculado à Escola Carlos Gomes. Também fazem parte da rede municipal o Centro Integrado de Educação Infantil (CISE) e diversas creches, incluindo Pró-Infância, Mundo Encantado, Rabisco, Cantinho Alegre e Pequeno Príncipe.
A secretária destacou que foram realizadas reuniões pedagógicas e encontros com os pais para o alinhamento das propostas educacionais do ano. Também ressaltou que a rede municipal está recebendo alunos de outras localidades, incluindo estrangeiros que se estabeleceram na região para trabalhar em agroindústrias. Em Pratas, a escola de ensino integral segue atendendo os estudantes em jornada ampliada.
Na parte estrutural, o subdiretor da Secretaria da Educação, João Kessler, afirmou que as escolas necessitam de diversas melhorias. Ele informou que algumas instituições apresentavam problemas estruturais e que as prioridades são manutenções essenciais, como abastecimento de água, especialmente na Escola Jorge Annecken, e melhorias nos ginásios das escolas Jorge Annecken, Bela Vista e São João.
O subdiretor também está acompanhando o transporte escolar, buscando identificar desafios enfrentados pelos motoristas e estudantes no trajeto até as escolas. A intenção é propor melhorias no sistema e estreitar a comunicação entre comunidade escolar e administração municipal.
A Secretaria de Educação segue com matrículas abertas ao longo do ano e está à disposição para atender demandas da população.
Fonte / Foto: TV Expresso
O ano letivo teve início em São Carlos no dia 10 de fevereiro, com 981 alunos matriculados na rede municipal, que atende desde a creche até o nono ano
deixe seu comentário