Home Educação inicia a primeira etapa do processo de escolha de diretores escolares

Educação inicia a primeira etapa do processo de escolha de diretores escolares

Última atualização 21 de março de 2014 - 16:12:47

A Diretoria de Educação Básica e Profissional da Secretaria de Estado da Educação informa que entre os dias 24 de março a 14 de abril serão postados os Planos de Gestão Escolar no sistema Webgesc – Plano de Gestão Escolar. Esta é a primeira etapa do novo processo de escola dos gestores escolares da rede estadual de ensino.

Segundo a coordenadora da ação, Maristela Fagherazzi, os diretores atuais das 1.111 escolas já poderão cadastrar seus Planos nas datas citadas. Nas unidades onde houve vacãncia de diretores até 28 de fevereiro, o cadastro do Plano também respeitará estas datas. Para ter acesso ao sistema, basta acessarhttp://sistemas2.sed.sc.gov.br/webgesc/.

Outra forma de acesso à ferramenta é pelo baner: Webgest – Plano de Gestão Escolar, na tela inicial do Portal da Educação/SED:www.sed.sc.gov.br. Ou ainda no linkprocesso de escolha do Plano de Gestão Escolar, no mesmo portal, onde consta um arquivo com o manual de instrução do sistema (tutorial). Neste endereço também poderá ser encontrada a legislação e documentos que regulamentam o processo.

O assessor da DIEB, Sandro Medeiros, explica que de acordo com a portaria, os Planos serão avaliados por consultoresad hoc, com formação na área da educação e com experiência e/ou pesquisa em Gestão Escolar.

Nas 83 escolas que tiveram vacãncia de diretor até 28 de fevereiro, após a análise pelos consultores, os Planos dos professores interessados em atuar como gestores serão defendidos, sendo um deles escolhido pela comunidade escolar.

Participam desta escolha os professores, os especialistas, assistentes de educação, merendeiras, pais e responsáveis e os estudantes, a partir do 6º ano, e as Associações de Pais e Professores (APPS). “Todo este processo será concluído até 31 de maio”, informa Sandro.

deixe seu comentário