“É preciso espantar a onda de pessimismo”, diz Gelson Merísio
Última atualização 16 de abril de 2015 - 16:31:22
Merisio palestrou na semana passada, em Chapecó (Crédito: MB ComunicaçÃo)
Uma visÃo da atualidade política e econômica brasileira e catarinense e um balanço sobre obras e investimentos públicos pautaram a palestra do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), deputado Gelson Merísio, no jantar que as entidades empresariais de Chapecó promoveram nessa semana no Clube Recreativo Chapecoense. A iniciativa foi da AssociaçÃo Comercial e Industrial de Chapecó (Acic), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Sindicato do Comércio da RegiÃo de Chapecó (Sicom).
Na preleçÃo aos empresários, Gelson Merísio avaliou que, embora nÃo seja possível negar as dificuldades da conjuntura atual, nÃo há motivo para pessimismo e que as dificuldades serÃo neutralizadas. “Precisamos superar a onda de pessimismo”, conclamou, lembrando que Santa Catarina é um estado criativo, com muitas potencialidades e sabe responder às dificuldades conjunturais. “Nossa economia é dinâmica e vibrante e nossos índices econômicos e sociais sÃo bons, com maior expectativa de vida do País”, expôs.
Merisio destacou que que o Estado recebe R$ 9 bilhões em investimentos com recursos federais, dos quais, apenas em 2015, serÃo aplicados R$ 3 bilhões. Merisio observou que o grande Oeste responde por 20% do PIB catarinense, mas fica com apenas 5% da arrecadaçÃo total do Estado, constituindo uma distorçÃo que precisa ser corrigida. O presidente da Alesc também fez um relato das medidas saneadoras implementadas na Assembleia Legislativa, como a cassaçÃo das aposentadorias fraudulentas e a dispensa de 67 policiais militares, que retornaram à corporaçÃo.
Assinalou o apoio do governador Raimundo Colombo às demandas regionais, a quem considerou como “um governador amigo do Oeste”. Merisio ainda recebeu um documento especificando as principais demandas apontadas pelo setor empresarial que necessitam de ações por parte do Governo do Estado de Santa Catarina e para as quais solicitaram o apoio do presidente do Parlamento barriga-verde nas áreas de segurança pública e infraestrutura.
deixe seu comentário