O deputado estadual Dirceu Dresch (PT) voltou a cobrar esta semana, na tribuna do Legislativo,que ogovernador Raimundo Colombo finalizea compra da área de 800 hectares no município de Bandeirante onde devem ser assentadas 31 famílias indígenas do povo Guarani. A compra da área foi oficializada pelo governador no dia 17 de abril. O deputado fez um apelo ao governo para que a situção seja resolvida o mais rápido possível.
A compra da área em Bandeirante foi a solução encontrada, depois de amplo processo de negociação, para evitar a desapropriação de 171 famílias de agricultores familiares dos municípios de Cunha Porã e Saudades, que residem em uma área que está em processo de demarcação para criação dareserva indígena do Araçaí.“Os indígenas concordaram com a nova a área e os agricultores se dispuseram a ajudar. É preciso dar agilidade a esse processo”, argumenta o deputado.
Conforme Dresch,durante evento recente emPinhalzinho o governador e o secretário de Agricultura afirmaram que faltava um documento da Funai para efetivar a compra.Tal documento foi apresentado há meses, assim como outros requeridos, porém, o governo não fechou a compra da área. “O governo empenhou sua palavra. Ninguém aguenta mais tantas desculpas e exigências de documentos que aparecem da noite para o dia.”
A área no município de Bandeirante será um assentamento provisório, uma espécie de comunidade rural indígena, pois o processo que pede a anulação do ato de criação da reserva segue tramitando na justiça. Dresch acredita que a área a ser comprada será a solução definitiva para o conflito, pois os indígenas aceitaram o terreno escolhido em Bandeirante. Também há o compromisso do Estado de viabilizar as condições de manutenção das famílias no local.
deixe seu comentário