Neste domingo, dia 25 de novembro, 8.872 candidatos disputarão uma das 2.521 vagas oferecidas para os cursos técnicos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) em todo o estado pelo processo seletivo 2013.1. O exame de classificação será realizado nas cidades de Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, São José, São Miguel do Oeste, Urupema e Xanxerê. Quem vai fazer a prova já pode conferir seu local de prova no sitewww.ingresso.ifsc.edu.br.
Entre as modalidades de cursos técnicos, a maior disputa está nos cursos integrados ao Ensino Médio, com 3.949 candidatos parar 644 vagas. Nos cursos técnicos subsequentes, destinados a quem já concluiu o Ensino Médio, a relação é de 3.596 pessoas para 1.087 vagas. Já nos cursos concomitantes, são 1.327 candidatos para 790 vagas.
Cursos mais concorridos
A relação de candidatos por vaga foi divulgada seguindo a reserva de vagas. O índice pode ser conferido pela ampla concorrência e pelo sistema de cotas para Escolas Públicas, sendo esse dividido pela renda e pelos candidatos que se autodeclararam pretos, pardos e indígenas.
Entre os cursos técnicos integrados, os mais concorridos pela ampla concorrência são Edificações, Eletrotécnica,EletrÔnica e Química – todos do Campus Florianópolis. Nos técnicos concomitantes, a maior disputa é pelo curso de Eletromecãnica – do Campus Araranguá -, seguido por Edificações e Informática – do Campus Canoinhas – e EletroeletrÔnica, do Campus Joinville. Já nos cursos técnicos subsequentes, os maiores números de candidatos por vaga são dos cursos de Edificações e Segurança do Trabalho, do Campus Florianópolis, e Gastronomia, do Campus Florianópolis-Continente. A lista completa da relação de candidatos por vaga está disponível emwww.ingresso.ifsc.edu.br.
Sobre o exame
Na parte da manhã, serão aplicadas as provas para quem busca uma vaga nos cursos técnicos concomitantes e subsequentes. O início do exame é às 8h30. Já de tarde, é a vez dos candidatos aos cursos técnicos integrados, sendo que o exame começa às 14h.
A prova terá trinta questões de múltipla escolha. No caso dos cursos técnicos subsequentes, as perguntas abrangem conteúdo do Ensino Médio de Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia. Para os cursos concomitantes, o conteúdo cobrado será referente ao Ensino Fundamental e à 1ª Série do Ensino Médio das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia. Já para os cursos integrados, as questões abordam conteúdo do Ensino Fundamental das áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, História e Geografia.
O gabarito das provas será liberado no próprio domingo, a partir das 18h no sitewww.ingresso.ifsc.edu.br. A divulgação dos candidatos aprovados sai em 20 de dezembro. E as aulas para quem conquistar uma vaga começa no início de 2013 – de acordo com o calendário de cada campus.
Dicas aos candidatos
– Para entrar no local de prova, é preciso apresentar um documento oficial de identificação com foto. Quem não tiver o documento – por motivo de perda, roubo ou extravio – deverá apresentar Boletim de Ocorrência emitido por autoridade policial competente, expedido há no máximo 90 dias.
– Chegue ao local de realização da prova com 30 minutos antes do início do exame.
– Leve caneta esferográfica com tinta preta ou azul.
– É proibida a consulta a qualquer material e o uso de calculadoras, relógio, boné, óculos escuros, pagers ou qualquer outro tipo de recurso eletrÔnico, exceto o uso de aparelhos de surdez e outros, mediante atestado médico.
Mais informações no sitewww.ingresso.ifsc.edu.br. Em caso de dúvidas, ligue gratuitamente para 0800 722 0250.
deixe seu comentário