Home Dia do Motociclista-Cresce número de mulheres que pilotam motos

Dia do Motociclista-Cresce número de mulheres que pilotam motos

Última atualização 2 de agosto de 2012 - 13:45:14

SÃO MIGUEL DO OESTE

Cada vez mais as mulheres estão passando para o banco da frente e assumindo a direção da moto. Os dados do Departamento Nacional de Trãnsito (Denatran) mostram que o número de mulheres habilitadas a conduzir motos cresceu 44% em apenas três anos. Em 2008, o número de mulheres que pilotavam motos era de 2.534.237, mas aumentou em 2011 para 3.655.428. O Dia do Motociclista, comemorado na sexta-feira, dia 27, também passou a ser delas.

A secretária MaiqueliMühl, de 20 anos de idade, fez a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para moto aos 18 anos de idade e nunca mais parou de andar. “A moto tem um custo benefício muito maior em relação aos outros meios de transportes, sem falar na praticidade e na sensação de liberdade que só quem pilota experimenta”, enfatiza a secretária.

Todo final de semana Maiqueli coloca bota, luva, jaqueta de couro, prende o cabelo por baixo do capacete e percorre cerca de 100 quilÔmetros. Ela coloca em primeiro lugar a segurança, mas não perde a feminilidade quando está sobre duas rodas. Ela já pilotou motos com 125 e 150 cilindradas e hoje pilota uma moto 250 cilindradas. “Adoro motos esportivas e sonho um dia poder pilotar uma de 650 cilindradas”, conta a secretária.

Este sonho que move muitas brasileiras também contribui para manter a venda de novas motocicletas aquecida. Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas (Abraciclo) desde 2009 as mulheres representam 25% do público de compradores deste veículo. Há 11 anos, elas representavam uma fatia de 17% do mercado. “A moto deixou de ser um veículo exclusivamente para homens. As mulheres também pilotam e com atenção e cuidado redobrados. Sempre estamos atentas e nunca deixamos passar o dia de levar a moto para a manutenção e troca de óleo”, finaliza Maiqueli.

Pilotos devem ficar atentos à segurança

Dentro de 10 anos, o Brasil deverá ter mais motocicletas que carros circulando. O levantamento foi feito pelo Instituto de Pesquisa EconÔmica Aplicada (Ipea), durante o estudo “A Mobilidade Urbana no Brasil”. Só na última década, a frota de motos aumentou em 246%, enquanto a de carros cresceu 65,3%. O aumento na frota exige cuidados redobrados dos motociclistas. A Associação Brasileira de Motociclistas elaborou de maneira clara e prática uma lista com os 12 mandamentos para a segurança de quem pilota motos nas estradas brasileiras:

Mantenha a motocicleta sempre em ordem: o motociclista não pode deixar de verificar acalibrageme o estado geral dos pneus, checar o funcionamento do farol, setas, lanterna e luz de freio; verificar cabo, lonas, pastilhas, fluído. Também é indispensável utilizar o protetor de pernas, a antena anticerol e ter sempre em mãos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).

Pilote utilizando equipamentos de segurança: o capacete precisa ter o selo de aprovação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), calça, jaqueta, botas e luvas de couro.

Reduza a velocidade: quanto menor a velocidade, maior será o tempo que o motociclista terá para lidar com o perigo de uma condição adversa ou com situações inesperadas.

Atenção e concentração: pilotar motocicletas exige muita atenção do condutor, por isso é preciso evitar se distrair.

Respeite a sinalização de trãnsito: para conduzir uma moto é preciso conhecer e respeitar os sinais e placas.

Cuidado nos cruzamentos: são nos cruzamentos que mais acontecem acidentes. Isto exige que o motociclista redobre a atenção e reduza a velocidade, principalmente nos cruzamentos sem sinalização de semáforos.

Cuidado nas ultrapassagens: é preciso sinalizar as manobras com antecedência e se certificar que realmente foi visto pelo motorista que será ultrapassado. O cuidado deverá ser redobrado ao passar entre veículos, principalmente Ônibus e caminhões.

Cuidado com pedestre: o pedestre tem prioridade no trãnsito urbano, sendo preciso ficar atento aos pedestres desatentos.

Seja visto: ao pilotar à noite use roupas claras e com materiais reflexivos.

Alcoolismo: bebida e direção não combinam,o motociclista não deve beber quando for dirigir.

Mantenha distãncia: O motociclista deve manter uma distãncia segura dos veículos. A distãncia deve ser de no mínimo cinco metros, principalmente em avenidas e rodovias.

Cuidado com a chuva: em dias chuvosos deve-se reduzir a velocidade e evitar freadas bruscas, nestas condições o tempo de frenagem é duas vezes maior que o normal.

deixe seu comentário