Home Descarte irregular de pneus preocupa Sala de Situação

Descarte irregular de pneus preocupa Sala de Situação

Última atualização 9 de junho de 2020 - 10:05:45

Foto: Divulgação

Paralelo às precauções adotadas em decorrência da pandemia de coronavírus, a Secretaria de Saúde e Sala de Situação de Cunha Porã também tem outra preocupação, o aumento do número de focos do mosquito Aedes aegypti e a identificação de casos positivos de dengue.

Recentemente, durante visita de orientação no perímetro urbano, agentes comunitários de Saúde foram informados sobre o descarte irregular de materiais, neste caso, pneus velhos. Após a constatação as secretarias de Saúde conjuntamente com a de Obras e Infraestrutura providenciaram o recolhimento e destino certo para o material.

Cabe salientar que pneus jogados na natureza são criadouros em potencial para o mosquito Aedes aegypti, pois acumulam água por muito tempo. Além disso, é importante reforçar que anualmente as secretarias de Saúde e Obras e Infraestrutura desenvolvem campanha de coleta de pneus, com intuito de retirar do meio ambiente estes materiais que já não tem mais uso.

Para este ano a campanha de coleta de pneus será realizada entre os dias 22 de junho a 3 de julho. As equipes das secretarias de Saúde e Obras e Infraestrutura, responsáveis pela realização da campanha, orientam a população que tem pneus em suas residências, e que não estejam utilizando, para que entre estas datas levem os mesmos até o galpão de máquinas da prefeitura, localizado na Rua Hércules Comparin, nas proximidades da Ascup. A entrega deve ser feita no horário das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, de segunda à sexta-feira. Lembrando que estes pneus devem estar secos e sem barro.

Outra orientação é que até a data de realização da campanha, as pessoas armazenem os pneus em local seco junto aos seus imóveis. Já nos casos de troca de pneus em borracharias, é indicado deixar o material antigo na empresa, que tem a responsabilidade de providenciar o destino correto.

Até o momento, conforme dados da Secretaria de Saúde e Sala de Situação, Cunha Porã contabiliza 54 focos do mosquito; com 30 notificações, sendo 22 descartadas, cinco casos positivos para dengue e três pacientes aguardando resultado de exames.

deixe seu comentário