Em audiência pública na Câmara de Itapiranga em abril de 2018, deputado Marcos Vieira ressaltou que a federalização era a única solução possível para resolver os graves problemas da SC-163. Crédito: Agência AL
Uma grande notícia para o extremo-oeste catarinense. Foi assim que o deputado Marcos Vieira (PSDB) recebeu a confirmação da última etapa de uma antiga reivindicação de toda a região: a federalização da SC-163 em seu trecho de 66 quilômetros entre Itapiranga e São Miguel do Oeste.
Nesta semana, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) recebeu o termo de transferência assinado pelo Governo de Santa Catarina, concluindo a última etapa no longo processo de federalização, restando apenas a formalidade da publicação no Diário Oficial da União. E já projeta melhorias na rodovia, tão importante para a chamada faixa de fronteira, mas que durante anos sofreu com problemas de manutenção.
O deputado Marcos Vieira relembrou que a luta pela federalização da SC-163 foi intensa nos últimos sete anos, pelo menos, e que ele participou de todas as principais iniciativas. Foi o deputado Marcos Vieira, por exemplo, o relator da Lei 16.127/2013, de autoria do Governo do Estado, que faz a transferência da rodovia do Estado para a União.
“Esta sempre foi uma bandeira do nosso mandato legislativo para a região da faixa de fronteira, conquistar esta federalização para corrigir um erro antigo, já que na prática o trecho sempre fez parte da BR-163, e assim possibilitar a partir de agora as melhorias que toda a região merece, sobretudo a tão sonhada ponte interestadual sobre o Rio Uruguai, ligando Itapiranga a Barra do Guarita, já no vizinho estado do Rio Grande do Sul, o que sem dúvida trará um verdadeiro ciclo de desenvolvimento para o Extremo-Oeste de Santa Catarina”, ressaltou o deputado Marcos Vieira.
Audiência em 2018
Entre as tantas etapas para a conquista da federalização da rodovia, o deputado Marcos Vieira relembrou a importância da audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa em 27 de abril de 2018, na Câmara de Vereadores de Itapiranga. Diante de um auditório lotado, o parlamentar deixou claro, diante de autoridades locais, estaduais e nacionais, que a federalização era a única solução possível para a efetiva recuperação da rodovia, já que o governo do Estado não fez os investimentos necessários. “Foi um longo caminho até aqui, muitas etapas burocráticas foram superadas. Inventário, transferência, pressões políticas, enfim, agora que a federalização finalmente está concluída, a cobrança agora de nossa parte serão primeiramente pelas melhorias na rodovia, tão necessárias, e em paralelo para a grande demanda de toda a região: que o governo federal faça a ponte sobre o Rio Uruguai, ligando Itapiranga até Barra do Guarita, no Rio Grande do Sul”, detalhou o deputado Marcos Vieira.
Saiba Mais
Uma das principais rodovias do interior do país, o traçado da BR-163 inicia em Tenente Portela/RS e passa por Itapiranga/SC, São Miguel do Oeste/SC. Ainda atravessa os municípios de Barracão/PR, Guairá/PR, Dourados/MS, Rio Brilhante/MS, Campo Grande/MS, Rondonópolis/MT, Cuiabá/MT, Cachimbo/PA, Alequer/PA, Obidos/PA até a fronteira com o Suriname.
Ao total são 4.427,7 quilômetros.
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