Home Dengue do sorotipo 2 é registrada em Cunha Porã

Dengue do sorotipo 2 é registrada em Cunha Porã



Um caso de dengue do sorotipo 2 foi confirmado em Cunha Porã, com resultados liberados pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN/SC). Essa confirmação acende um alerta devido ao risco de reinfecção em pacientes previamente infectados pelo sorotipo 1 da doença.

Segundo o Ministério da Saúde, a segunda infecção por qualquer sorotipo de dengue é geralmente mais grave do que a primeira, independentemente da sequência dos sorotipos.

O município já enfrenta um desafio este ano, com 99 focos do mosquito detectados, resultando em 81 notificações de dengue. Dentre esses casos, 8 foram confirmados como positivos para a doença, enquanto 11 estão aguardando resultados de exames e 62 foram descartados.

A orientação das autoridades de saúde é clara: é essencial utilizar repelente e, ao apresentar sintomas como febre, dores no corpo, cabeça e nos olhos, procurar imediatamente as unidades de saúde. A comunidade desempenha um papel crucial na prevenção e combate à proliferação do Aedes aegypti.

deixe seu comentário