Demandas regionais são elencadas em Seminário Regional para elaboração do PPA da Secretaria Regional de São Miguel do Oeste
Última atualização 26 de maio de 2015 - 17:16:32
Foto: DivulgaçÃo
As demandas da regiÃo da Secretaria de Desenvolvimento Regional de SÃo Miguel do Oeste foram levantadas nesta quinta-feira, 21, durante o Seminário Regional que envolveu quase 100 pessoas. As prioridades elencadas pelo grupo será a base para a elaboraçÃo do Plano Plurianual (PPA) 2016-2019, uma ferramenta de planejamento para o Governo do Estado. O encontro foi realizado no Centro de Treinamento da Epagri de SÃo Miguel do Oeste.
“O planejamento é muito importante para qualquer gestÃo. Quando bem elaborado, as ações sÃo mais eficazes. O PPA tem o fundamental papel de levantar as prioridades da regiÃo para que o Governo do Estado saiba o melhor caminho a ser seguido”, afirma o secretário Regional de SÃo Miguel do Oeste, Wilson Trevisan.
O moderador do Seminário e gerente Regional da Epagri de SÃo Miguel do Oeste, Jonas Ramon explica que a tarde foi de trabalho. “O grupo foi separado por áreas e trabalhamos as demandas da EducaçÃo, da Saúde, da Agricultura, da Segurança Pública, do Desenvolvimento e InovaçÃo e da Infraestrutura. Contamos com representantes de diversas entidades, instituições e órgÃos estaduais, o que aumenta as chances de elaborarmos um PPA real, com as principais necessidades da regiÃo”.
O coordenador do PPA 2016-2019 e gerente de AdministraçÃo da Secretaria Regional de SÃo Miguel do Oeste, Volmir Giumbelli, complementa que o próximo passo será o estudo das causas, consequências e as soluções que podem ser apresentadas para as demandas levantadas no Seminário Regional. “O trabalho será realizado por grupos temáticos das áreas que contam com a participaçÃo de técnicos dos órgÃos estaduais presentes na regiÃo”. A Secretaria Regional de SÃo Miguel do Oeste tem até o dia 08 de junho para encaminhar o relatório das ações para a Secretaria de Estado da Fazenda.
Sobre o PPA
O PPA é elaborado a cada quatro anos pelo Governo do Estado e aprovado pela Assembleia Legislativa. O Plano define os programas governamentais com metas para cada área de atuaçÃo, como saúde, educaçÃo e segurança. Sua vigência começa no segundo ano de um mandato até o final do primeiro ano do mandato seguinte. A elaboraçÃo é feita pela Secretaria de Estado da Fazenda, por intermédio da Diretoria de Planejamento Orçamentário e com a execuçÃo das Secretarias Regionais e demais órgÃos estaduais.
A elaboraçÃo do PPA antecede as audiências públicas regionais que serÃo promovidas pela Assembleia Legislativa em junho e julho. O objetivo do Governo do Estado é fazer uma análise prévia das demandas levantadas pela populaçÃo, principalmente com relaçÃo aos investimentos exigidos, para ter subsídios na elaboraçÃo de um PPA passível de ser cumprido.
deixe seu comentário