Home DEL destaca análise situacional após entrevistas por amostragem

DEL destaca análise situacional após entrevistas por amostragem

Última atualização 5 de fevereiro de 2016 - 09:36:45
CUNHA PORà – Com o objetivo de aumentar a competitividade e capacidade de transformar municípios de pequeno e médio porte, o programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), que vem sendo implementado em Cunha PorÃ, avançou em mais uma etapa. Na ocasiÃo, com apoio do governo municipal e Câmara de Dirigentes Lojistas e a AssociaçÃo Comercial, Industrial, Serviços e Agronegócios de Cunha Porà (CDL/Acisa-CP), a FederaçÃo das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) promoveu uma pesquisa de análise situacional por amostragem do município.
O objetivo era averiguar as diferenças e percepções com relaçÃo a vários quesitos de infraestrutura, social, humana, entre outras, que o município apresenta com base nos dados dos últimos cinco anos, assim como em comparativos com índices em nível nacional.Ao todo foram realizadas 81 entrevistas que envolveram a populaçÃo local, cujos resultados foram apresentados na quinta-feira, dia 28, no auditório do Sicoob, com a presença de lideranças e a comunidade.
Os dados demonstram que Cunha Porà ainda carece de melhorias em algumas áreas. Já em outros pontos, a pesquisa aponta que a populaçÃo está satisfeita com o município.A partir dessa pesquisa o DEL passa agora para a próxima fase, que consiste no planejamento de novas ações que venham ao encontro dos anseios da populaçÃo noque tange os resultados apontados. Os trabalhos devem ter sequência já no mês de fevereiro, com reuniÃo entre os entes ligados ao DEL, e também com a criaçÃo das câmaras técnicas que trabalharÃo frente aos diversos pontos a serem melhorados no município.
De acordo com o prefeito e presidente do conselho de Desenvolvimento Econômico Local, Jairo Ebeling, os índices trazidos pela pesquisa nada mais sÃo do que a realidade correspondente ao município de Cunha PorÃ. “Agora é o momento de toda sociedade estar envolvida e participar deste planejamento estratégico para avançarmos no progresso de Cunha PorÔ, destaca.Ele acrescenta que esse trabalho é algo cujos resultados devem ser pensados em longo prazo, e por isso a participaçÃo da populaçÃo é tÃo importante.“Temos perspectivas positivas, e agora precisamos trabalha-las para que sejam, de fato, implementadas em favor do nosso município”, avalia.
O presidente da CDL/Acisa-CP, Aliceo Felix Vacarin, destaca que participaram das entrevistas 81 pessoas do setor comercial, industrial, prestadores de serviço e agricultores. “Esta pesquisa substitui o tradicional Diagnóstico Municipal e valoriza a pluralidade de ideias, leituras e permite assimilar pontos de vistas diversos sem, com isso, necessariamente dar-lhes razÃo”, declara.
Vacarin reforça que o principal objetivo do DEL é aumentar a competitividade e capacidade de transformaçÃo do município frente há uma degradaçÃo da situaçÃo social e um abandono de uma agenda de desenvolvimento em nível estadual e federal. “Precisamos trabalhar com o que está ao nosso alcance e começando pelo nosso município é a melhor estratégia”, comenta. Os resultados da pesquisa estÃo na CDL/ACISA-CP e servirÃo de base para as próximas etapas do trabalho, que já estÃo agendadas.
O presidente da Câmara de Vereadores, SolmarHubner (PSD), acompanhou o projeto desde o seu início, destaca que nesta primeira etapa foram diversos assuntos apontados com mais de 80 lideranças entrevistadas, entre agricultores, empresários e políticos, onde cada um deixou a sua sugestÃoe opiniÃo. “No meu ver o DEL é um projeto que veio para Cunha Porà para ficar,mas precisa da participaçÃo da comunidade, pois nÃo é um projeto da AdministraçÃo Municipal, nem da Câmara de Vereadores, e sim é um projeto voltado para a comunidade. Mas vamos dar o suporte necessário para que o programa possa dar sequência”, declara.
Ele salienta que após a primeira etapa será dada a sequência ao projeto. Na primeira etapa foram apresentadas várias ideias em cima das entrevistas e, segundo Hubner, agora a próxima etapa será trabalhada em cima de soluções. “Acredito que a comunidade é muito participativa nestas questões, e esse programa vai trazer um futuro melhor para os nossos munícipes. Eu acredito que esse projeto é muito bom e vamos estar engajados através da Câmara de Vereadores para sempre procurar uma soluçÃo melhor para Cunha PorÔ, conclui.

deixe seu comentário