Home Defesa Civil e Ciram alertam para novo período de estiagem em SC

Defesa Civil e Ciram alertam para novo período de estiagem em SC

Última atualização 7 de dezembro de 2012 - 16:06:45

Previsões da Epagri/Ciram mostraram que os próximos três meses devem ser secos em Santa Catarina. A Secretaria de Estado da Defesa Civil alertou para um novo período de estiagem. Várias cidades do Oeste já estão sofrendo com o problema após um mês de novembro especialmente seco.

De acordo com relatório de quinta-feira (6) da Defesa Civil, sete municípios declararam situação de emergência devido à estiagem: Abdon Batista e Correia Pinto, na Serra, e Erval Velho, Lacerdópolis, Presidente Castello Branco, Seara e Lindóia do Sul e Vargeão, no Oeste. De acordo com a assessoria da Defesa Civil do estado, outros municípios fizeram o pedido até a manhã desta sexta (7), mas a situação de emergência ainda não foi oficializada.

De acordo com a Epagri/Ciram, a falta de chuva vem sendo percebida no estado desde setembro, quando foram registrados índices pluviométricos abaixo do esperado em quase todas as regiões, com exceção do Litoral Sul. Em outubro, os totais de chuva ficaram bem próximos da normalidade, com índices um pouco abaixo em algumas regiões e acima em outras. Em novembro a situação voltou a se agravar, quando a chuva foi mal distribuída e ficou muito abaixo do esperado em todo o estado, sendo que em algumas áreas em torno de 90% abaixo. Destaque para os municípios de Caçador, Videira e Campos Novos, no Oeste, e Lages, na Serra, que registraram chuvas abaixo dos 20 mm.

Segundo o diretor de prevenção da Defesa Civil, Emerson Emerim, “a Defesa Civil Estadual já está mobilizada e vai acompanhar a evolução desse possível novo desastre, e deve iniciar ações preventivas junto às prefeituras municipais e também reeditar as ações de assistência humanitária para a população, para que não falte água para consumo humano”.

A previsão da Epagri/Ciram indicou que dezembro deve ter um número maior de dias secos e a chuva deve ficar abaixo do esperado. Em janeiro e fevereiro, as chuvas ocorrem com maior frequência entre a tarde e noite. Temporais e granizo normais no trimestre são esperados, mas podem ser menos frequentes neste verão, que deverá ter temperaturas acima da média para os três meses.

deixe seu comentário