Um verdadeiro espetáculo foi prestigiado na noite desta quinta-feira, 17, no ginásio de Esportes do Colégio Jesus Maria José de São Miguel do Oeste durante a etapa microrregional do 14º Festival Escolar “Dança Catarina”. Cerca de 150 estudantes se apresentaram no palco do Festival. Participaram do evento, alunos das escolas estaduais pertencentes à Secretaria de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste.
Na modalidade dança Livre, o primeiro lugar ficou para a EEB São Sebastião de São Miguel do Oeste que apresentou a obra “O Guarani”. Em segundo lugar houve empate entre as escolas EEB Sara Castelhano Kleinkauf de Guaraciaba, e a EEB São Miguel de São Miguel do Oeste. A EEB Itajubá de Descanso levou o bronze para casa. Na modalidade dança de salão, a vencedora foi a EEB Ouro Verde de Guaraciaba.
Os primeiros lugares garantiram uma vaga para a fase regional, em Novembro, em São Lourenço do Oeste. Na fase regional, a escola campeã de cada modalidade ganha o direito de se apresentar no próximo ano no Festival de Dança de Joinville, o maior do gênero do mundo.
O secretário regional, Volmir Giumbelli, destacou a importãncia de eventos como este. “As culturas inseridas nas escolas, além de proporcionarem espetáculos como o Dança Catarina, auxiliam na formação dos alunos”, declara. O Festival percorre todo o Estado e movimenta as escolas estaduais. No total o Dança Catarina irá passar, até o dia 22 de novembro, em 32 municípios catarinenses divididos nas microrregionais e regionais Oeste, Centro-Oeste, Sul e Leste Norte. Estão envolvidos na edição deste ano cerca de 10 mil estudantes bailarinos de 7 a 15 anos de 32 municípios de 400 escolas catarinenses.
Curso de dança
Na quarta-feira, 16 e na quinta-feira 17, os educadores da rede estadual da Regional de São Miguel do Oeste participaram de um curso de dança, que foi realizado no Colégio Jesus Maria José de São Miguel do Oeste. A capacitação foi ministrada pelos professores Jessé da Cruz, Lincon Soares, Pricila Delonê, que também foram jurados do Dança Catarina.
O gerente Regional de Educação, Moacir Martello, destaca que ações como essa melhoram o nível das atividades nas escolas. “Percebemos um excelente progresso na qualidade das atividades culturais nas unidades escolares. E cada vez mais, percebemos o potencial dos nossos professores e dos estudantes”, afirma.
deixe seu comentário