Dalírio Beber (PSDB) é o primeiro suplente e assumirá cadeira no Senado
Última atualização 11 de maio de 2015 - 08:15:11
Beber: primeiro suplente de LHS e terá mandato até janeiro de 2019. Foto: Guto Kuerten / Agencia RBS
Dalírio José Beber, 66 anos (PSDB), é o primeiro suplente do senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) e assumirá a cadeira no Senado com a morte neste domingo do peemedebista, em Joinville.
O mandato vai até janeiro de 2019 — o segundo-suplente de Luiz Henrique é o atual secretário de estado da Fazenda, Antônio Marcos Gavazzoni.
Beber é natural de Massaranduba, empresário do setor imobiliário em Blumenau e advogado. Esteve recentemente em um cargo importante do governo Raimundo Colombo, onde presidiu a Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) durante três anos e três meses (3 de janeiro de 2011 a 4 de abril de 2014) — ele também presidiu o Badesc entre 2007 e 2011.
Ao deixar a Casan, destacou avanços na área estrutural interna da empresa, como no crescimento gradativo dos lucros e investimentos, e na a ampliaçÃo do saneamento na área de atuaçÃo da empresa em trabalho conjunto da diretoria, técnicos e funcionários.
Apesar dos resultados positivos que garantiu ter levado à Casan, na temporada de verÃo de 2014 Beber passou por momentos difíceis na presidência devido a uma crise de falta de água em Florianópolis que teve grande repercussÃo. Na época, ele afirmou que nÃo havia soluçÃo imediata para o impasse.
Morador de Blumenau, Beber é presidente de honra do PSDB em Santa Catarina. Em 2012, atuou com força na campanha política do candidato vencedor à prefeitura de Blumenau, NapoleÃo Bernardes (PSDB), de quem vem sendo um dos principais conselheiros políticos.
Por telefone, Beber disse que nÃo vai se pronunciar sobre questões políticas neste momento e lamentou a morte repentina do senador:
— Este é um momento muito difícil que Santa Catarina vive, com essa perda abrupta do senador Luiz Henrique. Um político com uma trajetória extremamente digna e muito querido por todos. É o momento de nos recolhermos nesse luto junto com todos os catarinenses.
Agora, das três vagas do Senado para Santa Catarina, com a ida de Beber e ao lado do senador Paulo Bauer, o PSDB passará a ter dois representantes e o PMDB uma cadeira com Dário Berger.
Para o senador Paulo Bauer, que também preside o PSDB em Santa Catarina, Beber terá uma missÃo muito difícil em substituir Luiz Henrique.
Em respeito à morte e ao luto no Estado, Bauer preferiu nÃo avaliar o futuro político a partir da substituiçÃo em Brasília, mas destacou Beber como homem digno, com experiência na administraçÃo pública e grande líder no PSDB.
deixe seu comentário