Home Curso de Escuta Especializada é realizado em Palmitos com foco na proteção de crianças e adolescentes

Curso de Escuta Especializada é realizado em Palmitos com foco na proteção de crianças e adolescentes

Última atualização 1 de outubro de 2025 - 13:27:50

Profissionais de diversas áreas que atuam na rede de proteção à infância e adolescência participam, nesta segunda (29) e terça-feira (30), do Curso de Escuta Especializada, promovido no município de Palmitos. A formação tem como objetivo capacitar os participantes para atuarem de forma sensível e adequada em casos de violência envolvendo crianças e adolescentes.

O curso está sendo ministrado por Franciele Benjamini, psicóloga e policial da DPCAMI (Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso), que traz uma abordagem prática e fundamentada na Lei nº 13.431/2017 — legislação que estabelece os direitos de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência e institui a escuta especializada como procedimento padrão nesses casos e está sendo promovido em parceria com a Secretaria de Assistência Social, o Comitê de Gestão Colegiada e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Palmitos.

A capacitação reúne profissionais da saúde, educação, assistência social e do conselho tutelar, que atuam diretamente na rede de apoio às vítimas. Durante os dois dias, estão sendo abordadas técnicas e diretrizes para a realização da escuta especializada, com foco em evitar a revitimização e garantir o acolhimento humanizado.

Segundo Franciele Casaril (Secretária de Assistência Social), a escuta especializada é uma ferramenta fundamental para a proteção da infância:
“Nosso objetivo é que os profissionais estejam preparados para conduzir essas situações com cuidado, empatia e responsabilidade, respeitando sempre os direitos das vítimas. A capacitação contínua da rede é essencial para um atendimento mais eficaz e humano”, destaca.

O curso reforça o compromisso do município de Palmitos em fortalecer sua rede de proteção, promovendo ações de formação e conscientização voltadas à garantia de direitos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Fonte: Secretaria Municipal de Assistência Social

A formação tem como objetivo capacitar os participantes para atuarem de forma sensível e adequada em casos de violência envolvendo crianças e adolescentes

deixe seu comentário