SÃO MIGUEL DO OESTE
O curso de Direito da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) formará a sua 21º turma, em solenidade marcada para amanhã, às 20h, no Parque Rineu Gransotto. São 55 novos bacharéis em Direito que receberão seu diploma. Desde a fundação do Curso em 11 de agosto de 1997, a Unoesc já formou mais de 500 profissionais que hoje atuam nos mais diversos campos privativos do Direito. Segundo o coordenador do Curso, Nédio Dariva Pires de Lima, todos os anos aproximadamente 100 alunos recebem o seu certificado de conclusão.
Lima enfatiza que cada vez mais o curso tem se desenvolvido. Segundo ele, existe uma procura muito significativa de jovens e mesmo pessoas mais velhas que querem ingressar nesta área. “Mais de 90% dos alunos procuram o Curso em busca da formação superior exigida para concursos públicos, enquanto 10% partem para o exercício da advocacia”, explica.
Todo ano ingressam no curso 150 alunos, sendo 100 no início do ano, no período noturno, e 50 na metade do ano para o diurno. Conforme o coordenador, a busca por capacitação para o exercício profissional e em especial para a ascensão socioeconÔmica dos acadêmicos atraem muitos estudantes. Segundo ele, cerca de 30% dos alunos que ingressam no Curso são aprovados e ganham o preparo necessário para o exercício da profissão.
EXPERIENCIA
Além do fator econÔmico, outros elementos chamam a atenção para o estudo do Direito. Segundo Lima, atualmente exemplos de profissionais bem sucedidos podem ser encontrados em São Miguel do Oeste e na região. Um dos exemplos é o advogado Paulo Roberto Borsatto. Profissional há 10 anos, ele revela que toda experiência de ensino conquistada por meio do Curso de Direito é válida. Para Borsatto, o estudo representa um crescimento que não é apenas profissional, mas principalmente pessoal. “Desde que nascemos possuímos direitos e deveres. À medida que a sociedade se transforma, leis são criadas e nós, profissionais do Direito, precisamos acompanhar essas transformações por meio da justiça. Com isso, aprendemos muito, mudamos os nossos comportamentos e buscamos seguir sempre o melhor caminho”, destaca.
O advogado fez parte da primeira turma do Curso de Direito da Unoesc. Para ele, a graduação em São Miguel do Oeste trouxe a justiça para mais perto da população do Oeste e Extremo-oeste. “Quando iniciamos o estudo do Direito passamos a entender como a sociedade funciona e de que forma podemos contribuir com ela. Um vasto campo de informações foi aberto e o conhecimento sobre os direitos dos cidadãos também puderam ser aos poucos entendidos e estudados com maior profundidade, já que o Curso existia apenas em regiões mais afastadas”, revela.
A realização de passar com a melhor média do Curso
O sentimento de realização por ter conseguido a melhor média da turma é motivo de orgulho para Gustavo Henrichs Favero, 22 anos. Favero foi aprovado no exame da Ordem quando estava cursando o oitavo período do curso de Direito no começo do ano passado. Ele também se graduou como o melhor aluno da turma, alcançando à média 9,4. Colou grau em gabinete no dia 7 de dezembro do ano passado e recebeu a carteira da Oordem dos Advogados do Brasil no último dia 7 de fevereiro.
Favero destaca que a sensação de estar entre os melhores alunos que já passaram pelo Curso é gratificante. Ele ressalta que entre os fatores que mais contribuíram para que conseguisse êxito na vida acadêmica foi possuir o hábito de leitura desde pequeno, recebendo incentivo dos pais para estudar, além da sua consciência de que, apesar de muitas vezes tedioso, o estudo e o trabalho dignificam e constroem o caráter do homem. “Admiro muito meu pai que é advogado e também sempre fui um apaixonado pela ciência do Direito. Por isso escolhi seguir este caminho, que vai me dignificar enquanto pessoa”, finaliza.
deixe seu comentário