O município de Cunha Porã iniciou na semana passada um mutirão de combate à dengue. A mobilização envolve todos os agentes de saúde e endemias, que estão realizando vistorias em residências e áreas públicas, além de orientar a população sobre a eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Diante do aumento no número de casos e da proximidade com o cenário de epidemia, a Secretaria de Saúde de Cunha Porã conta com o apoio da regional de saúde de Chapecó, além de agentes de endemias e equipes dos setores de obras e infraestrutura. Entre as ações, está sendo realizada a aplicação de inseticida em ultra baixo volume (UBV) e de forma peridomiciliar nos locais onde há confirmação de casos da doença.
Um drone também está sendo utilizado no monitoramento aéreo, permitindo a identificação de depósitos de água elevados que não são visíveis pelas equipes em solo. A tecnologia tem auxiliado no mapeamento de áreas de risco para proliferação do mosquito transmissor.
Paralelamente ao mutirão, está em andamento a campanha de recolhimento de pneus, com término previsto para o dia 18 de abril. O objetivo é retirar das vias e terrenos baldios materiais que possam acumular água parada.
Até o momento, o município registrou 103 focos do mosquito Aedes aegypti, 26 casos confirmados de dengue, 23 em investigação e 1 caso de chikungunya.
As autoridades municipais reforçam a importância da colaboração dos moradores na eliminação de recipientes que possam servir de criadouro do mosquito, como vasos, calhas, caixas d’água destampadas e outros objetos que acumulam água parada.
Fonte / Foto: Redes Sociais municipiocunhapora
O município de Cunha Porã iniciou na semana passada um mutirão de combate à dengue
deixe seu comentário